Em pleno coração de São Pedro do Sul, a aldeia de Covas…
A Farmácia Grão Vasco, em Viseu, vai além da simples dispensa de…
A Criaverde marcou presença na BTL 2025, transformando os stands com decorações…
por
João Martins, CEO Casa com Casa Viseu
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
O Hospital de Viseu assinala este sábado (8 de março) o Dia Internacional da Mulher com exposições, workshops e informações sobre o cuidado da mulher.
As atividades, que têm como lema “Para todas as mulheres e meninas: direitos, igualdade, poder”, decorrem das 10h00 às 18h00 na unidade de saúde e são organizadas pelo Núcleo de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica e a Equipa de Trabalho para a Igualdade de Género da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL).
Durante o dia, estão patentes as exposições “As Cientistas” e “Mulheres pela Igualdade” e instaladas bancas de informação sobre o cuidado da mulher: gravidez, puerpério, ginecologia, igualdade de género, prevenção da violência, cancro e saúde da mulher.
O programa de workshops inclui terapia reiki (09h00 às 13h00), meditação ativa (09h00 às 11h00), fisioterapia pélvica (09h00 às 11h00), cozinhar com robô (11h00 às 13h00), manicura e estética (14h00 às 16h00), “Equipa a Mente” (14h00 às 16h00) e arte do macramé (16h00 às 17h00). Os workshops são gratuitos, mas de inscrição obrigatória online.
A ULSVDL refere que o tema escolhido para o Dia da Mulher tem como objetivo “dar continuidade a ações que promovam a igualdade de direitos, poder e oportunidades para todas e todos, em que ninguém seja deixado para trás”.
“No centro desta visão está a capacitação da próxima geração – as jovens, em particular as jovens mulheres e as meninas adolescentes – como catalisadores de uma mudança duradoura”, acrescenta a instituição de saúde. Ao mesmo tempo, celebram-se os 30 anos da Declaração e da Plataforma de Ação de Pequim e os 50 anos da primeira Conferência sobre as Mulheres, que se realizou no México, em 1975.