Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…
A Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) assinala esta quinta-feira (13 de março) o Dia Mundial do Rim com rastreios e outras atividades que vão decorrer no átrio do Hospital de Viseu.
O setor de Diálise do serviço de Nefrologia da ULSVDL promove as iniciativas com o objetivo de “sensibilizar para a necessidade de prevenir e identificar precocemente a doença renal”.
Das 10h00 às 18h00, vão decorrer rastreios de tensão arterial e glicémia capilar e apresentações sobre a doença renal e o impacto do consumo excessivo de sal. Também neste Dia Mundial do Rim, vão ser entregues folhetos informativos.
Ainda a propósito da efeméride, a equipa do Hospital de Viseu convida a população a preencher um questionário internacional que tem como objetivo saber se os rins das pessoas estão saudáveis. O questionário pode ser preenchido online.
O Dia Mundial do Rim é assinalado todos os anos na segunda quinta-feira do mês de março, com o objetivo de reforçar a importância da promoção da saúde renal. A ULSVDL recorda que os rins desempenham um papel fundamental na saúde, “equilibrando o meio interno, nomeadamente na eliminação de toxinas e na gestão dos líquidos”.
Estima-se que, atualmente, a doença renal crónica (DRC) afete uma em cada 10 pessoas em todo o mundo.