Car overturned on its roof in the middle of a highway at night, with orange traffic cones around it.
cereja_resende
Brown cow standing on a grassy hill, bell around its neck, against a bright blue sky with clouds.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Line of motorcycles parked in front of a historic municipal building, with riders in white shirts standing beside them on a cobblestone plaza.
Tony-Carreirajpg
5
Home » Notícias » Diário » Incêndios: Associação dos Industriais de Alimentos vai doar 30 toneladas de rações a produtores

Incêndios: Associação dos Industriais de Alimentos vai doar 30 toneladas de rações a produtores

Rações vão ser entregues em concelhos como São Pedro do Sul, Castro Daire, Carregal do Sal, Nelas e Penalva do Castelo. Entrega vai ser formalizada esta quinta-feira

pub
 Musical dedicado ao vinho do Dão entra em palco a partir desta sexta-feira
02.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Musical dedicado ao vinho do Dão entra em palco a partir desta sexta-feira
02.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Incêndios: Associação dos Industriais de Alimentos vai doar 30 toneladas de rações a produtores

A IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais vai doar 30 toneladas de rações aos pequenos produtores afetados pelos fogos que, em setembro, atingiram sobretudo as regiões Norte e Centro de Portugal.

Em comunicado, a IACA refere que já começou a distribuir os alimentos para animais a dezenas de produtores de forma a responder às necessidades imediatas de mais de 1.500 ovinos e bovinos de raça arouquesa que estão em défice nutricional.

As rações estão a ser entregues em São Pedro do Sul, Castro Daire, Tábua, Carregal do Sal, Nelas, Penalva do Castelo e Arouca, segundo a IACA.

“A operação vai continuar nos próximos dias e enquanto for necessária, estando a ser implementada em articulação com o Ministério da Agricultura, Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Ordem dos Médicos Veterinários e responsáveis veterinários dos municípios afetados pelos incêndios, tal como com as organizações locais de produtores pecuários”, sublinha a IACA.

A associação lembra que, além da produção de carne para comercialização e consumo próprio, os pequenos produtores afetados pelos incêndios têm como uma das suas atividades a produção de queijo de ovelha para comercialização em pequenas e grandes superfícies, sendo esta uma das suas principais fontes de rendimento.

“A maioria dos pequenos produtores afetados lida também com as questões relativas ao bem-estar animal ameaçado não só pela falta de alimentação como pela fraca qualidade do ar que se verifica após a ocorrência dos incêndios, situações que em conjunto podem comprometer a produção de carne, leite e queijo de ovelha nestas regiões”, acrescenta.

Em 2017, a IACA também ofereceu 150 toneladas de alimentos para animais aos produtores pecuários afetados pelos incêndios que afetaram o país nesse ano, iniciativa que repetiu em 2019.

A formalização da entrega de alimentos realiza-se na quinta-feira (3 de outubro), pelas 10h30, no pavilhão do Grupo Desportivo e Recreativo de Granja, em Castro Daire.

Nove pessoas morreram e mais de 170 ficaram feridas em consequência dos incêndios que atingiram entre os dias 15 e 20 de setembro sobretudo as regiões Norte e Centro de Portugal.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil contabilizou oficialmente cinco mortos nos fogos.

Os incêndios florestais consumiram, entre os dias 15 e 20 de setembro, cerca de 135.000 hectares, totalizando este ano a área ardida em Portugal quase 147.000 hectares, a terceira maior da década, segundo o sistema europeu Copernicus.

pub
 Musical dedicado ao vinho do Dão entra em palco a partir desta sexta-feira

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Musical dedicado ao vinho do Dão entra em palco a partir desta sexta-feira

Notícias relacionadas

Procurar