CasadeSantar_4
uma tarde em viseu cidade sol calor
grávidas tarouca
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas
aluga-se

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

25.06.25
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
autarquicas 2025
ps tondela miguel torres
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Diário » Incêndios: Autarquias cancelam eventos na região de Viseu

Incêndios: Autarquias cancelam eventos na região de Viseu

 Programação da Feira Franca, em Viseu, da FICA, em Castro Daire, e iniciativas em Nelas foram canceladas devido aos incêndios

 Incêndios: Autarquias cancelam eventos na região de Viseu - Jornal do Centro
18.09.24
fotografia: Facebook FICA Castro Daire – A Festa das Colheitas
partilhar
 Incêndios: Autarquias cancelam eventos na região de Viseu - Jornal do Centro
18.09.24
Fotografia: Facebook FICA Castro Daire – A Festa das Colheitas
pub
 Incêndios: Autarquias cancelam eventos na região de Viseu - Jornal do Centro
  • Toda a programação da FICA, em Castro Daire, cancelada
  • Câmara de Viseu cancela evento na Feira Franca
  • Evento cancelado na aldeia das Caldas da Felgueira

A Câmara Municipal de Viseu anunciou o cancelamento das iniciativas da Feira Franca para esta quarta-feira (18 de setembro) e até sexta-eira. O concerto de Marisa Liz, agendado para dia 20, véspera do feridado municipal, também não se vai realizar.

“Na última semana, o país tem sido fustigado pelos incêndios florestais e o distrito de Viseu está a ser particularmente afetado por diversas frentes de fogo, de rápida propagação e difíceis de controlar. Em virtude destes acontecimentos, o Município de Viseu decidiu cancelar todas as atividades e iniciativas previstas”, refere em comunicado.

O presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas, diz estar “solidário com todos os concelhos e comunidades vizinhas que, neste momento, estão a lidar com estes incêndios, mas também com todo o País”.

“Estamos alerta e atentos a todos e quaisquer desenvolvimentos, através do nosso Serviço Municipal de Proteção Civil, para que possamos agir prontamente e evitar ao máximo o impacto dos incêndios no nosso concelho”, disse o autarca.

Fernando Ruas endereçou ainda “uma palavra de especial agradecimento e reconhecimento aos Bombeiros e a todas as instituições e entidades que se encontram no terreno, mais uma vez arriscando as suas vidas em prol da segurança de pessoas e bens. Expresso as minhas condolências aos familiares das vítimas afetadas por esta tragédia e as rápidas melhoras a todos os feridos”.

A noite de hoje na Feira Franca seria dedicada a vários grupos de ranchos do concelho, como Rancho Folclórico “As Costureirinhas” de Cavernões, Rancho Folclórico da Freguesia de Cepões, Rancho Folclórico de Passos de Silqueiros, Rancho Folclórico do Caçador e Rancho Folclórico do Centro Social e Cultural de Orgens.


Câmara de Castro Daire cancela toda a programação da FICA
A Câmara de Castro Daire cancelou a edição deste ano da Feira Industrial e Comercial (FICA), que ia arrancar esta quarta-feira (18 de setembro). A autarquia justificou o cancelamento por causa dos incêndios que têm afetado o concelho e a região.

O evento ia prolongar-se até domingo (dia 22) com atuações dos Calema, Augusto Canário, Miguel Gameiro e os Pólo Norte, entre outros concertos.

“A segurança da nossa comunidade é a prioridade, solicitamos assim a compreensão de todos e apelamos à serenidade e colaboração neste momento”, refere a autarquia de Castro Daire numa nota partilhada nas redes sociais.

A Câmara garantiu ainda que todos os que compraram bilhete para o concerto dos Calema podem pedir o reembolso, prometendo mais informações para breve.

O combate aos incêndios continua esta quarta-feira na região de Viseu e Castro Daire tem sido um dos concelhos mais atingidos no distrito. De resto, mantém hoje o risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Entretanto, o incêndio que deflagrou na última terça-feira (dia 17) em Castro Daire já alastrou a Arouca, no distrito de Aveiro. Também em Castro Daire, algumas estradas foram sendo cortadas ao trânsito nos últimos dias por causa dos fogos, como a A24 e a Estrada Nacional 2.

Os últimos dias têm sido marcados por chamas que têm assolado a região de Viseu, principalmente em concelhos como Mangualde, Nelas, São Pedro do Sul e Castro Daire. O Governo declarou situação de calamidade, nível máximo de intervenção previsto na Lei de Bases da Proteção Civil, em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias.

 Incêndios: Autarquias cancelam eventos na região de Viseu - Jornal do Centro

Incêndios: Nelas cancela encontro de bombos nas Caldas da Felgueira
A Câmara Municipal de Nelas anunciou o cancelamento do primeiro Encontro Nacional de Bombos, que iria decorrer este sábado (21 de setembro) na aldeia das Caldas da Felgueira.

Segundo o município, “em virtude dos incêndios que assolam o concelho e a região, não estão reunidas as condições para a realização deste evento”, que iria juntar 15 grupos de bombos, três fanfarras e três filarmonias, num total de 400 participantes de todo o país.

A programação contava com um concerto com a atuação das bandas da Associação Filarmónica de Vilar Seco, Sociedade Musical Santo António de Carvalhal Redondo e Sociedade Musical 2 de Fevereiro de Santar.

Já as fanfarras dos Bombeiros de Canas de Senhorim, Nelas e Mangualde iriam juntar-se aos grupos de bombos para um desfile pelas ruas das Caldas da Felgueira.

 Incêndios: Autarquias cancelam eventos na região de Viseu - Jornal do Centro
pub
 Incêndios: Autarquias cancelam eventos na região de Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Incêndios: Autarquias cancelam eventos na região de Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar