A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara Municipal de Viseu anunciou o cancelamento das iniciativas da Feira Franca para esta quarta-feira (18 de setembro) e até sexta-eira. O concerto de Marisa Liz, agendado para dia 20, véspera do feridado municipal, também não se vai realizar.
“Na última semana, o país tem sido fustigado pelos incêndios florestais e o distrito de Viseu está a ser particularmente afetado por diversas frentes de fogo, de rápida propagação e difíceis de controlar. Em virtude destes acontecimentos, o Município de Viseu decidiu cancelar todas as atividades e iniciativas previstas”, refere em comunicado.
O presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas, diz estar “solidário com todos os concelhos e comunidades vizinhas que, neste momento, estão a lidar com estes incêndios, mas também com todo o País”.
“Estamos alerta e atentos a todos e quaisquer desenvolvimentos, através do nosso Serviço Municipal de Proteção Civil, para que possamos agir prontamente e evitar ao máximo o impacto dos incêndios no nosso concelho”, disse o autarca.
Fernando Ruas endereçou ainda “uma palavra de especial agradecimento e reconhecimento aos Bombeiros e a todas as instituições e entidades que se encontram no terreno, mais uma vez arriscando as suas vidas em prol da segurança de pessoas e bens. Expresso as minhas condolências aos familiares das vítimas afetadas por esta tragédia e as rápidas melhoras a todos os feridos”.
A noite de hoje na Feira Franca seria dedicada a vários grupos de ranchos do concelho, como Rancho Folclórico “As Costureirinhas” de Cavernões, Rancho Folclórico da Freguesia de Cepões, Rancho Folclórico de Passos de Silqueiros, Rancho Folclórico do Caçador e Rancho Folclórico do Centro Social e Cultural de Orgens.
Câmara de Castro Daire cancela toda a programação da FICA
A Câmara de Castro Daire cancelou a edição deste ano da Feira Industrial e Comercial (FICA), que ia arrancar esta quarta-feira (18 de setembro). A autarquia justificou o cancelamento por causa dos incêndios que têm afetado o concelho e a região.
O evento ia prolongar-se até domingo (dia 22) com atuações dos Calema, Augusto Canário, Miguel Gameiro e os Pólo Norte, entre outros concertos.
“A segurança da nossa comunidade é a prioridade, solicitamos assim a compreensão de todos e apelamos à serenidade e colaboração neste momento”, refere a autarquia de Castro Daire numa nota partilhada nas redes sociais.
A Câmara garantiu ainda que todos os que compraram bilhete para o concerto dos Calema podem pedir o reembolso, prometendo mais informações para breve.
O combate aos incêndios continua esta quarta-feira na região de Viseu e Castro Daire tem sido um dos concelhos mais atingidos no distrito. De resto, mantém hoje o risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Entretanto, o incêndio que deflagrou na última terça-feira (dia 17) em Castro Daire já alastrou a Arouca, no distrito de Aveiro. Também em Castro Daire, algumas estradas foram sendo cortadas ao trânsito nos últimos dias por causa dos fogos, como a A24 e a Estrada Nacional 2.
Os últimos dias têm sido marcados por chamas que têm assolado a região de Viseu, principalmente em concelhos como Mangualde, Nelas, São Pedro do Sul e Castro Daire. O Governo declarou situação de calamidade, nível máximo de intervenção previsto na Lei de Bases da Proteção Civil, em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias.
Incêndios: Nelas cancela encontro de bombos nas Caldas da Felgueira
A Câmara Municipal de Nelas anunciou o cancelamento do primeiro Encontro Nacional de Bombos, que iria decorrer este sábado (21 de setembro) na aldeia das Caldas da Felgueira.
Segundo o município, “em virtude dos incêndios que assolam o concelho e a região, não estão reunidas as condições para a realização deste evento”, que iria juntar 15 grupos de bombos, três fanfarras e três filarmonias, num total de 400 participantes de todo o país.
A programação contava com um concerto com a atuação das bandas da Associação Filarmónica de Vilar Seco, Sociedade Musical Santo António de Carvalhal Redondo e Sociedade Musical 2 de Fevereiro de Santar.
Já as fanfarras dos Bombeiros de Canas de Senhorim, Nelas e Mangualde iriam juntar-se aos grupos de bombos para um desfile pelas ruas das Caldas da Felgueira.