Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A apanha de mirtilo já arrancou na região de Viseu. Em Mangualde, as expectativas para a campanha são boas. A Cooperativa Agro-Pecuária dos Agricultores de Mangualde acredita que podem ser apanhadas 500 toneladas deste fruto este ano. Já no ano passado, houve mais produção em comparação com 2020.
Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da estrutura agrícola, Rui Costa, diz que a COAPE já está a recrutar pessoal para fazer a apanha na região. “Por norma, assim que terminamos a anterior campanha, já estamos a ponderar a próxima e é isso o que fazemos todos os anos”, acrescenta.
Segundo o dirigente, a campanha está a correr bem, “tirando alguns percalços a nível do clima porque caiu e algumas trombas de água, mas para já não é nada preocupante”. “A perspetiva é muito positiva, há muita fruta e esperamos este ano atingir as 500 toneladas de produção, o que é muito significativo para a dimensão da nossa organização”, diz.
Rui Costa acredita que a campanha pode resultar em três milhões de euros de faturação, “se a campanha correr bem e mantendo-se os preços de mercado”. O presidente da COAPE acrescenta que a expetativa é grande para saber como vai evoluir o mercado “face aos constrangimentos que vivemos em particular na Europa, com a guerra, o aumento da inflação e a diminuição do poder de compra”.
“O mercado funciona o ano todo e temos indicadores que nos indicam que as coisas têm estado a correr normalmente no consumo e nos preços. Por isso, a expetativa é boa e espero que continue a ser assim”, conclui.