Foto Coro
camara cinfães
ulsvdl-internato-1
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Tarouca » JMJ: Tondela e Tarouca acolhem centenas de peregrinos nas vésperas da Jornada

JMJ: Tondela e Tarouca acolhem centenas de peregrinos nas vésperas da Jornada

 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”
27.07.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”
27.07.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 JMJ: Tondela e Tarouca acolhem centenas de peregrinos nas vésperas da Jornada

Não é só Viseu que está a acolher com entusiasmo os peregrinos que vêm participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Também os concelhos do distrito estão a receber os jovens que chegam de vários países e que procuram viver a realidade do território antes de rumarem até Lisboa.

Em Tondela, por exemplo, o município recebeu 106 jovens que irão participar, na próxima semana, no maior evento da Igreja Católica.

Segundo a Câmara, os peregrinos são da cidade espanhola de Jaén, na Andaluzia, e foram acolhidos por diversas famílias de acolhimento das paróquias de Tondela, Campo de Besteiros, Canas de Santa Maria, Caparrosa, Mosteiro de Fráguas, Lajeosa do Dão, Sabugosa, Vilar de Besteiros e Tonda.

O grupo juntou-se esta quinta-feira (27 de julho) no Parque Urbano de Tondela e foi depois recebido, no Auditório Municipal, pela presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, que deu as boas-vindas a todos os jovens.

“Hoje é dia de vos acolher, de vos dizer o quanto gostamos de vos receber aqui e de quanto para nós é importante ter-vos connosco. Estou certa de que vão levar Tondela no vosso coração para a Jornada Mundial da Juventude”, referiu a autarca.

Já o padre Sérgio Pinho, coordenador do acolhimento para a JMJ no concelho de Tondela, garantiu que, até à próxima segunda-feira (dia 31), o grupo de peregrinos vai percorrer o máximo possível do território do concelho. A receção no Auditório Municipal terminou com a entrega de lembranças.

Depois, os jovens visitaram o Museu Municipal Terras de Besteiros e as olarias de Molelos. O dia de hoje termina com uma missa campal no Caramulinho, o ponto mais alto da Serra do Caramulo.

Amanhã, sexta-feira (dia 28), os participantes da JMJ em Tondela irão efetuar trabalho voluntário em instituições sociais do concelho, antes de rumarem ao concelho de Sátão para o arraial popular organizado pela Diocese de Viseu.

No sábado (dia 29), os jovens vão percorrer a Ecopista do Dão e visitar a Quinta dos Carvalhiços, em São Miguel do Outeiro, onde são produzidos os vinhos de missa da Diocese e vai haver um convívio com as famílias de acolhimento do concelho. Já no domingo (dia 30), o grupo participará nas missas das diferentes paróquias e vai a Viseu para a missa de envio. Partem na segunda-feira (dia 31) para Lisboa.

Tarouca recebe jovens da Alemanha, Malásia e Singapura
Mais a norte do distrito, em Tarouca, também já se vive o espírito da JMJ. Mais de uma centena de jovens oriundos da Alemanha, Malásia e Singapura foram recebidos no salão nobre dos Paços do Concelho pelo executivo da Câmara.

“Espero que se sintam bem junto de nós, Tarouca é uma terra de gente acolhedora que sabe receber. Desejo que estes sejam dias de descoberta do nosso território, mas também de convívio e de partilha. Que a bênção de Sua Santidade o Papa seja para todos motivo de alegria, esperança e de paz no mundo”, afirmou o presidente Valdemar Pereira, dirigindo-se aos peregrinos.

Antes da partida para a descoberta do concelho, também houve tempo para troca de lembranças. Os jovens são acolhidos por estes dias pelos Arautos da Alegria, um grupo de jovens da Paróquia de São Pedro, e pelas famílias de Tarouca.

pub
 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”

Outras notícias

pub
 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”

Notícias relacionadas

Procurar