Em Cambra, uma das freguesias mais antigas do concelho de Vouzela, há…
Neste episódio de A Comer é que a Gente se Entende aprenda…
Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
João Valério já tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, uma cerimónia que decorreu este sábado (16 de outubro).
O autarca, eleito pela coligação PSD-CDS, disse já ter uma planificação para a execução de algumas medidas, nomeadamente uma auditoria e estudo ao abastecimento de água.
“Temos já uma uma planificação temporal para a execução de várias medidas setoriais previstas no programa. Já nas próximas semanas, vamos dar andamento a algumas medidas que consideramos prioritárias, tais como a elaboração de auditoria e estudo ao sistema de abastecimento de água, para posterior correção dos aspetos menos positivos”, disse.
João Valério destacou ainda que a coesão territorial é um eixo prioritário no mandato que agora começa. “Um território que não tenha uma política global para o desenvolvimento do seu território, será sempre um concelho menos competitivo no futuro”, argumentou.
O autarca disse que o executivo pretende executar o programa eleitoral que não seja “dogmático”.
“Se queremos estar na política de forma diferente, teremos que colocar as pessoas no centro da política, temos que começar a ouvir as pessoas. Juntas de freguesia, empresas, comerciantes, escolas, associações, IPSS e os oliveirenses em geral”, disse.
João Valério falou ainda na vontade de construir uma estratégia local de desenvolvimento, que promova a fixação de jovens e a captação de empresas.
“É tempo de, em conjunto, construirmos uma estratégia local de desenvolvimento justo e sustentável, que promova a redução de assimetrias existentes no nosso território, que promova a fixação de jogos, a captação de empresas e novos empregos. Que consiga afirmar o concelho como um destino turístico, mas que ao mesmo tempo não deixe para trás, nem se esqueça, da cultura, dos mais frágeis, dos jovens e da ação social”, concluiu.
João Valério assume, a partir de agora, os destinos da autarquia de Oliveira de Frades, que foi governada nos últimos quatro anos por Paulo Ferreira, do Nós Cidadãos.
Nesta cerimónia foram empossados o presidente da Câmara Municipal, João Valério e os vereadores José Lima e Elisa Oliveira, bem como os vereadores da oposição, Paulo Ferreira e Carlos Pereira.
Também tomaram posse os membros da Assembleia Municipal de Oliveira de Frades, tendo de seguida sido eleita a respetiva mesa presidida por José Bastos.