No terceiro episódio do podcast Entre Portas, uma parceria entre o Jornal…
Brilhantina Gonçalves, Mariana de Campos , Virgínia de Jesus mantém viva a…
“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…
O Carmo’81, em Viseu, recebe a autora Catarina Machado, os músicos Jorge Cruz e Surma e os mágicos Quase Quatro neste mês de maio.
No dia 10, Catarina Machado apresenta às 17h00 o livro “Cartas a Ti”, que reúne “reflexões sem ação e sem porto” numa edição de papel rasgado e cosido à mão. Foram produzidos 50 livros encadernados à mão, numa edição numerada. A sessão tem entrada livre.
Já a 17 de maio, Jorge Cruz vai apresentar-se num concerto agendado para as 22h30. O músico conhecido por integrar a banda Diabo na Cruz e ser autor de canções de artistas como Amor Electro, Ana Bacalhau, Cristina Branco, Raquel Tavares e Ana Moura vai atuar em Viseu numa altura em que regressou aos discos em nome próprio com “Transumante”.
O álbum conta com canções inspiradas no imaginário rural português, na música tradicional e no encontro entre língua e paisagem. As músicas vão ser interpretadas ao vivo, no formato de viola e voz.
A 30 de maio, às 21h30, o Meta Magic regressa ao Carmo’81 com os Quase Quatro e o espetáculo “Na Idade da Parvalheira”. E, no dia 31, a artista Surma chega ao espaço cultural para um concerto-instalação marcado para as 22h30 e com a participação de João Hasselberg e Pedro Melo Alves.
Os três convidam o público a interagir com o próprio trio, podendo experienciar mais de perto um alinhamento inspirado em “alla”, o mais recente álbum de Surma, e com um diferente cenário de palco.
Além da experiência sensorial, a designer de luz Ângela Bismarck criou um desenho especialmente pensado para o espetáculo, explorando materiais que amplificam a dinâmica ao vivo. A luz será utilizada de forma estratégica, não apenas para iluminar, mas para se tornar uma extensão da performance, criando um ambiente visualmente imersivo.