A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
José Rui Cruz anunciou esta quinta-feira (5 de setembro) que decidiu retirar a candidatura a presidente da Federação Distrital de Viseu do Partido Socialista. Armando Mourisco, atual presidente da Câmara de Cinfães, é agora o único candidato à distrital socialista.
O deputada na Assembleia da República anunciou no início do mês de agosto que estaria na corrida ao cargo, mas “uma longa reflexão” junto dos militantes e “do encontro tido com Armando Mourisco” levou-o a desistir das eleições que estão marcadas para 28 de setembro.
Esta decisão, refere José Rui Cruz, acontece apesar de continuar a sentir “um largo apoio em todo o distrito” e surge por acreditar que enfrentar as próximas eleições autárquicas de 2025 “com um PS dividido não é responsável e útil”.
“Antes de mais, este é um tempo político de confluência e de unidade na ação perante o enorme desafio do próximo mandato federativo que se consubstancia, de forma decisiva para todos nós, nas eleições autárquicas de 2025. Enfrentar esse desafio com um PS dividido não é responsável e útil”, explicou.
Por outro lado, acrescentou, estará “diretamente empenhado numa dessas duras disputas”, “conjuntura política muito adversa, quando os adversários governam de uma forma demagógica e populista – com os olhos em eleições! – o que exige uma atenção redobrada”.
“Quero estar nesse meu novo desafio com total disponibilidade, o que o cargo de presidente da federação limita de forma significativa”, disse. Apesar de nunca o referir, José Rui Cruz poderá ser candidato à Câmara Municipal de Santa Comba Dão.
José Rui Cruz disse ainda que tem mantido com Armando Mourisco “uma grande proximidade e até cumplicidade, pessoal e política, pelo que não havendo nada que verdadeiramente nos separe, não faz sentido uma disputa extrema”.
“Sempre tive em todos estes anos de PS e de socialista uma postura de trabalho militante, de construção de soluções e de colaboração com todos, sempre no interesse maior que é o projeto do Partido Socialista e a sua afirmação no distrito de Viseu e no país!”, finalizou.