Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
O Monte de Santa Luzia, em Viseu, voltou a ser um palco…
Francisco Rodrigues é conhecido no panorama musical como Kiuax. Trata-se de um jovem artista de 21 anos residente em Viseu que acaba de lançar o seu novo single “Ride or Die”, um projeto que descreve como “o maior” da sua carreira até ao momento. O lançamento aconteceu a 28 de março, e a música já soma 10 mil visualizações.
O jovem artista Kiuax começou o seu percurso artístico há cerca de quatro anos com paródias e vídeos de comédia no YouTube, com “o objetivo de fazer rir”, conta. Com o tempo, a música tornou-se uma paixão maior. “Começou-se a desenvolver algo mais sério, mais profundo. Eu percebi que conseguia-me expressar melhor através da escrita e da música”, explica.
Essa transição levou-o a investir num percurso musical mais sério. “Até que me apercebi que realmente era mesmo isto que eu queria fazer para a minha vida, apesar de eu ter consciência que é algo muito complicado dar certo nos dias de hoje”, refere, acrescentando que o que o motiva é sobretudo a necessidade de se expressar. “Faço música como forma de expressão e libertação”.
Atualmente, Kiuax conta com um portfólio de 16 músicas, todas com videoclipe, disponíveis nas várias plataformas de streaming. Parte dessas músicas integra um álbum colaborativo.
Apesar dos desafios, continua a procurar formas de divulgar o seu trabalho. “Os maiores desafios, eu diria que são dar o meu nome a conhecer, arranjar formas de espalhar o meu nome e trabalho, porque não é uma tarefa fácil para ninguém”.
No âmbito da sua divulgação, tem apostado também em métodos presenciais. “Quero distribuir flyers pela rua com QR Codes, como já fiz nos meus dois últimos lançamentos. Entrego o flyer presencialmente e eles vêm quem sou. Explico um bocado sobre o meu trabalho. Acho que tem outro impacto”.
A música agora lançada, “Ride or Die”, aborda a temática da reciprocidade no amor. “Falo sobre o facto de finalmente encontrar a felicidade na reciprocidade dentro do amor. Uma sensação de realização”.
O artista sublinha que, embora o tema seja distinto de trabalhos anteriores, continua a querer criar um “porto seguro” para quem ouve. “A minha música, acima de tudo, é sobre expressão. […] É como se fosse a maneira mais prática de fugir à realidade, de encarar os problemas e mandá-los para fora”.
No passado, teve destaque com a música “Estrelas Cadentes”, uma homenagem à sua melhor amiga. “Foi a música que mais teve impacto até hoje […]. Não só pelo tópico que foi, mas também um dos meus objetivos é criar um porto seguro para as pessoas”.
Sobre “Ride or Die”, o artista destaca sobretudo o lado visual. “O videoclipe parece um filme, em termos de roteiro, visual e esteticamente, todos os planos foram pensados de forma estratégica”. Refere ainda que “o videoclipe tem uma qualidade extremamente elevada para o que se vê hoje em dia”.
O novo single faz parte de um álbum que será lançado no verão, intitulado Eudaimonia, palavra que define como sendo “sinónimo de felicidade, vem do latim antigo, e significa felicidade espontânea, felicidade sem motivo”. O álbum vai contar com sete faixas.
Sobre o seu novo projeto, o artista de Viseu, Kiuax, conclui: “Posso garantir que é uma obra cinematográfica e musical, e por eu confiar no meu potencial e principalmente no potencial deste projeto é que peço o vosso benefício da dúvida”.