Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Gralheira, aldeia situada a mais de 1.100 metros de altitude, no…
Continua a decorrer em Nelas o festival literário Elos, que, na sua nona edição, homenageia a escritora e poetisa Maria Natália Miranda, natural do concelho.
Esta terça-feira (13 de maio), a Biblioteca Municipal António Lobo Antunes recebe, pelas 18h00, uma sessão do Clube de Leitura com o tema “Livros de Cabeceiras”. Na quarta-feira (dia 14), às 18h30, o Hotel da Urgeiriça acolhe a terceira edição da iniciativa “Leitura às Cegas, Prova de Textos”.
Já na sexta-feira (dia 16), decorre a final do Concurso da Leitura em Voz Alta e a entrega dos prémios da iniciativa Leitura a Par, às 21h00, no auditório do Edifício Multiusos. A sessão terá um momento musical dos alunos do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim.
No sábado (dia 17), último dia do festival, a agenda é preenchida com várias atividades a partir das 10h30 na Biblioteca Municipal, que recebe a sessão de contos e ateliê “A Menina que Desenhava Corações”, orientada pela autora Sónia Sousa.
Às 15h00, na Biblioteca José Adelino, em Canas de Senhorim, é inaugurado o Painel Maria Natália Miranda, onde consta um mapa da vila e referências a diversos locais presentes na obra da autora.
O programa termina no auditório Maria José Cunha da Fundação Lapa do Lobo, que recebe às 21h30 o espetáculo “Madrugada”, criado em homenagem a Maria Natália Miranda, que doou um exemplar de cada uma das suas obras à biblioteca da fundação.
Segundo a Fundação Lapa do Lobo, Maria Natália Miranda (1925 – 2018) conta com “mais de 60 obras em vários campos: poesia, infantojuvenis e pedagógicos, que lhe valeram cerca de 400 prémios literários no país e estrangeiro”.
“É autora de poemas que ainda hoje se ouvem em marchas populares de Lisboa e no Carnaval de Canas de Senhorim. Nenhum texto fará jus à gratidão que sentimos pelo contributo educativo e herança cultural que Maria Natália Miranda nos deixa”, destacou a fundação.
Ao longo deste festival, leitores de fraque vão andar nas freguesias de Nelas para “cobrar” as dívidas de leitura aos mais distraídos. Também decorre esta semana a Feira do Livro na Biblioteca Municipal António Lobo Antunes.