para ti diogo
camapnha60
mariano lopez
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
camapnha60
muv cdu4
paulo quintao adn
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Diário » Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu quase 359 mil chamadas em cinco anos

Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu quase 359 mil chamadas em cinco anos

Dados apontam para um crescimento de 6 por cento no primeiro semestre deste ano comparativamente ao mesmo período de 2024

pub
 Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu quase 359 mil chamadas em cinco anos
05.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu quase 359 mil chamadas em cinco anos
05.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu quase 359 mil chamadas em cinco anos

A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu quase 359 mil chamadas desde que foi criada em 2020, segundo dados oficiais, que apontam um crescimento de 6 por cento no primeiro semestre deste ano comparativamente ao mesmo período de 2024.

O serviço começou a funcionar a 1 de abril de 2020, um mês depois do início da pandemia de Covid-19 em Portugal, para dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e dos profissionais de saúde.

Analisando o número de atendimentos na Linha de Atendimento Psicológico (LAP) por ano, 2024 foi o ano que registou o maior número de chamadas, totalizando 76.000 chamadas, seguido de 2023, com 70.700, de 2021, com 70.000, 2022 com 64.800, e 2020, com 57.700 chamadas, de acordo com dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) avançados à agência Lusa.

Em abril de 2022, a LAP passou também a estar disponível em inglês, tendo atendido, desde então, mais de 8.400 chamadas.

Este ano, até 30 de março, o serviço em inglês já atendeu mais de 1.700 chamadas, o que representa um aumento de 327% em relação ao período homólogo de 2024.

Segundo os SPMS, grande parte das chamadas para a LAP estão relacionadas com sintomatologia associada à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia e à gestão e adaptação em situação de crise.

Nas situações em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.

Os dados referem que, desde 15 de março de 2021, ocorreram mais de 450 situações.

Por outro lado, o psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou caso o utente apresente outro tipo de sintomatologia.

Para aceder à Linha de Atendimento Psicológico basta ligar para o SNS 24 (808 24 24 24).

pub
 Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu quase 359 mil chamadas em cinco anos

Outras notícias

pub
 Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu quase 359 mil chamadas em cinco anos

Notícias relacionadas

Procurar