Sem esquecer o passado e procurando atrair novos públicos, é assim que…
Neste terceiro dia de BTL, a CIM Viseu Dão Lafões brilhou com…
A Turismo Centro de Portugal esteve, uma vez mais, no centro das…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
As seniores femininas de andebol do Lusitano Futebol Clube Vildemoinhos golearam este sábado a equipa “B” da Academia de Andebol de São Pedro do Sul, na décima jornada do campeonato. No final, a equipa trambela conseguiu marcar 52 golos, tendo sofrido apenas 10 por parte das visitantes.
Ao intervalo, o resultado mostrava-se já dilatado, com 29 golos contra 4 das sampedrenses no fim da primeira parte. Já na segunda metade do jogo, um parcial de 23-6 permitiu à equipa do Lusitano uma maior troca das atletas, ainda que a exigência do treinador, João Dias, não tenha diminuído.
Se este sábado o resultado favorável para as trambelas foi mais fácil de alcançar, tal não vai ser, em teoria, o mesmo caso no domingo, 16 de fevereiro. Isto porque o Lusitano FCV defronta o Benfica nos 16 avos da Taça de Portugal, uma equipa que está não apenas duas divisões acima das viseenses, como lidera a Primeira Divisão de andebol.
Não foi, contudo, a pensar no jogo de amanhã que João Dias encarou a partida contra a equipa de São Pedro do Sul. “Hoje era um jogo importante para nós, era um jogo do campeonato e foi para isso que nós nos focámos”, começou por dizer o treinador ao Jornal do Centro. “Foi um jogo importante para nós percebermos que evoluímos, pela comparação com o jogo da primeira volta e aí nota-se uma evolução importante”, continuou.
Para o jogo da prova rainha, o que João Dias espera das suas atletas é que estas sejam capazes de “entregar a filosofia do Lusitano e de mostrar ao público e aos escalões de formação a vontade que temos de sentir o clube e de lutar por um objetivo”. Do lado benfiquista, o leque de atletas altas, rápidas e em excelente forma física são prova do que melhor se faz no andebol feminino em Portugal, mas mesmo isso não significa que a equipa orientada por João Dias não seja capaz de levar as suas próprias armas para dentro do campo.
“O nosso foco a nível defensivo vai ser estar muito coesas”, explicou o técnico. “Tentar eliminar as vantagens do Benfica”. Já no ataque, esclareceu, o objetivo passa por mostrar agressividade, vontade e por “tentar entrar o máximo possível e finalizar o melhor possível”. A palavra de ordem para o jogo de amanhã é, do lado do Lusitano, “entrega”. “No fundo é tentar fazer o nosso melhor”, concluiu o técnico trambelo.
O jogo deste sábado, a contar para a Segunda Divisão Feminina, teve início às 18h30, e contou com cerca de uma centena de adeptos que se reuniram no pavilhão do Fontelo. A partida de amanhã frente ao Benfica realiza-se no mesmo pavilhão e tem início marcado para as 17h00.