Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O concelho de Moimenta da Beira volta a receber, em maio, mais uma Concentração de Telescópios que vai agora na sua sétima edição. A maior concentração de telescópios em Portugal vai decorrer no fim de semana de 28 e 29 deste mês.
Segundo os organizadores, o evento vai contar pela primeira vez com participantes estrangeiros, com a participação de astrónomos e associações de Espanha, França e Países Baixos, além de um cientista astrofísico mexicano que virá da Alemanha (Munique).
Os promotores acreditam que esta vai ser a edição mais concorrida em número de participantes e de telescópios, com 261 participantes e 114 telescópios já inscritos. O programa inclui exibições de documentários, palestras sobre o universo, tertúlias astronómicas, uma visita ao Sistema Solar, intercâmbios ibéricos, observações solares e noturnas do espaço celeste, momentos musicais e uma visita cultural.
Os objetivos são “divulgar a astronomia junto da comunidade, concentrar o maior número de telescópios num só evento, dar a conhecer o céu ‘escuro’ da região, promover o concelho a nível nacional e internacional e permitir o conhecimento e convívio entre astrónomos portugueses e estrangeiros”.
O evento vai incluir também conferências com alguns especialistas da área, nomeadamente Alexandre Cabral, do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que falará da “Astronomia XXL”; Gerardo Ávila, físico mexicano que falará sobre a sua experiência no Observatório Europeu do Sul, na Alemanha, e José Matos, da Associação de Física da Universidade de Aveiro, que falará do tema “Murmúrios da Terra”.
A Concentração irá decorrer em locais como o Pavilhão Municipal, o recinto do Santuário de São Torcato, onde será realizada a observação noturna do céu com telescópios, e a Escola Secundária de Moimenta da Beira.