Futebol União de Leiria vs Tondela
chamito académico de viseu
aldeia povoa dao
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Concelho » Mortágua » Mais de 400 crianças e jovens de Mortágua em iniciativas para os tempos livres

Mais de 400 crianças e jovens de Mortágua em iniciativas para os tempos livres

 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
01.07.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
01.07.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mais de 400 crianças e jovens de Mortágua em iniciativas para os tempos livres

A Câmara de Mortágua organiza em julho e agosto três programas que prometem ocupar os tempos livres dos jovens e engloba atividades desportivas, culturais e cívicas.

Os programas ocupacionais de verão envolvem um total de 420 crianças e jovens do concelho. O objetivo é “proporcionar-lhes umas férias diferentes, mais ativas e menos sedentárias, promovendo a socialização e valorização pessoal”, sublinha a autarquia local.

Um dos programas, “Férias Ativas”, arrancou esta segunda-feira (1 de julho) e vai decorrer até dia 26, visando crianças e jovens entre os seis e os 14 anos. O objetivo é dar-lhes “uma oportunidade de enriquecimento social, cultural e desportivo que contribui para a sua formação integral, com reflexo nos valores, atitudes e comportamentos que os acompanharão ao longo da vida”, explica a autarquia.

“Com este objetivo, são disponibilizadas iniciativas que estimulam valências como a autoestima, a imaginação, a disciplina, o convívio e a conduta social, a organização pessoal, o respeito e gosto pela natureza, a responsabilidade, a integridade social e ética”, acrescenta.

O desporto é um dos destaques do programa, com atividades de canoagem, padel, natação, skate, ténis, ciclismo, futebol e andebol, entre outras modalidades.

O “Dia do Mar” com uma visita ao Navio-Museu Santo André e uma ida à praia da Barra, a visita a um antigo lagar de azeite e a Caça ao Tesouro (história das Invasões Napoleónicas em Mortágua) são outras atividades que também constam do programa.

A iniciativa também junta atividades de sensibilização e educação ambiental e ainda dois dias dedicados à inclusão (4 e 5 de julho), com a presença de atletas paralímpicos. O programa destaca ainda a importância da socialização e prática desportiva para a saúde física e mental das crianças e jovens e de outros temas como cidadania, civismo, solidariedade e respeito pela diferença.

Além das “Férias Ativas”, a Câmara de Mortágua promove mais dois programas de verão para os jovens. O programa “Jovens Estudantes em Férias” também arrancou esta segunda-feira e acaba a 18 de agosto, juntando 100 jovens de 15 a 19 anos.

Os participantes estão divididos em grupos de 25 jovens que trabalham durante 15 dias em equipamentos e serviços municipais e no acompanhamento das crianças que estão nas “Férias Ativas”, recebendo em contrapartida uma compensação financeira por cada dia efetivo de trabalho.

Também esta semana (1 a 5 de julho), um grupo de 49 alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua está a participar no programa de verão “Universidade Júnior”, dinamizado pela Universidade do Porto.

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Outras notícias

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Notícias relacionadas

Procurar