A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Município de Lamego, em parceria com o Rancho Regional de Fafel, vai reavivar , a 1 de setembro, a etnografia e as tradições locais durante o cortejo etnográfico que desfilará pelas principais ruas da cidade no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, que arrancam esta quinta-feira e decorrem até 9 de setembro.
O cortejo constituirá um autêntico museu vivo que vai envolver, este ano, mais de 500 figurantes e 17 carros temáticos, incluindo três puxados por juntas de bois. O desfile é animado com a participação de cerca de 20 grupos e ranchos da região do Douro, acompanhados pela música das tocatas e do despique dos bombos.
O cortejo etnográfico será dedicado ao tema “Da Serra ao Douro“, com uma grande variedade de quadros que vão recriar o Ciclo dos Cereais, o Ciclo da Lã e do Linho, as Profissões, o Vinho, o Olival, o Casamento, a Romaria e os Caretos de Lazarim. Pela primeira vez, um rebanho também fará parte desta animação.
As festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios arrancam esta quinta-feira Lamego e a programação conta com GNR e um tributo a Tina Turner, entre outros.
“A oferta musical da Romaria de Portugal é rica e variada, numa aposta forte do Município de Lamego, integrando ainda um tributo a Tina Turner”, destacou a Câmara.
Do programa, também fazem parte, enquanto cabeças de cartaz, os GNR, Diogo Piçarra, D.A.M.A., Emanuel, Carminho, Ricardo Ribeiro e Augusto Canário.
“Mas há mais. A maior festa do concelho de Lamego e do Douro vai oferecer muita música direcionada para todas as faixas etárias e para todos os gostos”.
Entre os grupos presentes na romaria, “que tem todos os concertos gratuitos”, estão Uskadasa, Arkádia e Função Públika e há ainda o Folk Romaria – Festival Nacional de Folclore.
“O espetáculo musical de Paulo Paradela, o arraial popular com o grupo Mk Music, o Concerto Mater Dei pela Banda Filarmónica de Magueija [Lamego] acompanhada pelo tenor João Mendonza e o Dia das Bandas Filarmónicas” compõem o restante cartaz.
Para além dos concertos musicais, as festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios contemplam outra programação, como a “marcha luminosa” agendada para o dia 06 de setembro e que é um dos “momentos mais emblemáticos” da romaria.
“Brilho, música e animação são as palavras de ordem e, este ano, os tradicionais carros alegóricos, decorados ao pormenor, vão voltar a ajudar a contar a nossa história com a ajuda de filarmónicas, grupos de bombos, escolas de samba e arte circense”.
A 8 de setembro, Dia da Nossa Senhora dos Remédios, decorre o programa religioso com o “’ex-libris’ da Romaria de Portugal, a majestosa Procissão de Triunfo, que percorre as principais ruas da cidade de Lamego com as figuras sagradas a serem transportadas em carros puxados por bois”.
“Na edição deste ano, as expectativas estão ainda mais elevadas no que diz respeito ao público, tendo em conta que o Dia da Nossa Senhora dos Remédios será no domingo”, admitiu a Câmara.