Close-up of a printed page showing the bold title 'Voltar no Tempo' on a gray banner, resting on a dark surface.
estgv _ Politecnico de Viseu
refood viseu
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Vineyard path between rows of green grapevines on a sunny hillside with blue sky and distant valley.
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Home » Notícias » Diário » Mais de 80 creches do distrito de Viseu têm protocolo com a Segurança Social

Mais de 80 creches do distrito de Viseu têm protocolo com a Segurança Social

Promotional yellow banner advertising free, simple bus travel in Portuguese with bold text and logos at top and bottom.
pub
23.09.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
23.09.22
Fotografia: Jornal do Centro
Promotional yellow banner advertising free, simple bus travel in Portuguese with bold text and logos at top and bottom.
pub

O distrito de Viseu tem 81 creches que têm acordos assinados com a Segurança Social, isto segundo um levantamento feito pela Segurança Social.

As creches são geridas por fundações, associações, misericórdias e centros sociais, entre outras instituições. A maioria das creches apoiadas fica em Viseu, onde estão 28 estabelecimentos.

Os concelhos de Lamego e Tondela têm seis creches apoiadas pela tutela, seguidos de Mangualde e Lamego com quatro. Cinfães e Vouzela têm três estabelecimentos protocolados.

Armamar, Carregal do Sal, Moimenta da Beira, Mortágua, Penalva do Castelo, Resende, Santa Comba Dão, São João da Pesqueira e São Pedro do Sul contam com duas creches apoiadas.

Já Castro Daire, Oliveira de Frades, Penedono, Sátão, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca e Vila Nova de Paiva têm apenas uma creche.

Segundo escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias, a Segurança Social quer saber quantas famílias não conseguiram vaga numa creche da rede social e solidária.

O diário revela que foram disponibilizados dois formulários online para os pais sinalizarem o interesse e tirarem dúvidas. A intenção é agilizar o processo de procura e determinar quantas vagas terá de contratualizar com o setor privado quando não houver lugar no setor social

O programa de gratuitidade das creches arrancou no início deste mês de setembro e começou por abranger as crianças nascidas depois de 1 de setembro do ano passado que estejam em estabelecimentos do setor social e cooperativo, incluindo instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

O Governo tinha garantido que as crianças das creches privadas sem vaga no setor social Creches gratuitas também para crianças do privado sem vaga no setor social pelo programa.

Em janeiro de 2023, a medida será alargada aos bebés da mesma idade que não conseguiram vagas no setor social e cooperativo e que, por isso, estão a frequentar creches privadas.

O plano prevê o alargamento faseado do programa até 2024, quando todas as crianças dos três anos de creche estarão abrangidas pela gratuitidade, independentemente dos rendimentos das famílias.

pub

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar