Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Helena Barbosa
Há pelo menos 14 concelhos da região de Viseu que estão a reajustar e a cancelar iniciativas da programação prevista para a época natalícia devido ao aumento de casos de Covid-19. São eles Armamar, Carregal do Sal, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Sátão, Tarouca, Tondela e Viseu. Já os concelhos de Vila Nova de Paiva e Tabuaço vão manter as iniciativas.
Começando pela capital de distrito, o aumento do número de contágios levou ao cancelamento do “VISEU XMAS RUN”, além de que “as iniciativas e atividades no âmbito da programação do VISEU NATAL poderão sofrer ajustes ou, quando assim for necessário, cancelamentos”, sublinhou a autarquia viseense. Segundo o município, só estão a decorrer iniciativas que não criem riscos, nem aglomerações. A realização da Passagem de Ano ainda está em análise.
A norte do distrito, o município de Armamar decidiu cancelar todos os eventos que estavam previstos “porque os números estão a aumentar e é uma questão de cautela”, justificou a autarquia, adiantando que já adquiriu 1.500 testes pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) para “enfrentar o aumento de casos”.
No concelho vizinho, o município de Lamego decidiu manter o tradicional Mercado de Natal, na Avenida Dr. Alfredo de Sousa, apesar de já ter cancelado diversos eventos “que previam aglomerações de pessoas”. “É o caso, por exemplo, dos habituais almoços de Natal dos funcionários ou dos convívios com os filhos dos funcionários”, exemplificou a autarquia, recomendando também “a suspensão e reagendamento de eventos com público em recinto fechado promovidos, apoiados ou licenciados pelo município de Lamego”.
Também Carregal do Sal, um dos concelhos que está a ser mais pressionado pela pandemia nesta vaga, já cancelou todos os festejos de Natal e de Ano Novo. Neste momento, tem 135 casos ativos de Covid-19.
Castro Daire resolveu reajustar a programação para o Natal e não avançar com a tradicional festa de Natal “que costumava juntas todas as crianças do pré-escolar e 1.º Ciclo do ensino básico”, recorda a autarquia.
Como solução, o município “irá distribuir uma pequena lembrança, apenas por sala de aulas”. Já as iniciativas “Chegada do Pai Natal” e a “Christmas Run” e os concertos de Natal pelas Bandas Filarmónicas locais foram suspensos. “No que respeita à passagem de Ano não estão previstas nenhumas iniciativas com organização ou apoio do Município”, acrescentou.
A norte do distrito, o município de Cinfães também já cancelou todas as atividades comemorativas do Natal e Ano Novo e, consoante a evolução da pandemia no concelho, atuará de acordo com as normas da Autoridade de Saúde local.
Em Oliveira de Frades, algumas das atividades de Natal também foram suspensas e as que estão previstas serão ao ar livre, não implicando aglomerações de pessoas”, adiantou o município. “Foram, ainda, canceladas as atividades previstas para a passagem de ano”, completou, garantindo que “iremos acompanhar a evolução epidemiológica no concelho e particularmente nas IPSS, atuando caso seja necessário”.
Em Penalva do Castelo, “já não era habitual haver festejos de passagem de ano”, mas “cancelámos o jantar de Natal de funcionários e também o evento “Penalva Vila Natal”. À semelhança de outros concelhos, a autarquia assegurou que irá agir consoante as normas da Direção-Geral de Saúde.
Em São João da Pesqueira cancelaram-se alguns eventos, mas “os que se podem fazer com segurança” vão ser para manter. Exemplo disso é a iniciativa “Mundo Mágico do Natal” que irá continuar.
Em São Pedro do Sul, vai realizar-se um Mercado de Natal, nas instalações do Mercado Municipal, entre 18 e 24 de dezembro. Além disso, está ainda prevista a realização da Corrida de S. Silvestre a 26 de dezembro. De resto, o município suspendeu os restantes eventos que estavam previstos.
Em Sá!tão, o presidente da Câmara, Alexandre Vaz, disse que “os festejos de Natal, a Seia de Natal e até o Mercado de Natal foi tudo cancelado” devido à Covid-19. “Se continuar assim vamos proceder a uma nova testagem. Já fizemos isso e se continuar a aumentar provavelmente ainda este mês começaremos com a testagem a todos que quiserem”, avisou.
Em Santa Comba Dão, o cenário é semelhante e “todas as atividades da responsabilidade do município foram canceladas”, lançou a autarquia.
No concelho de Tarouca, todas as atividades natalícias foram canceladas, uma vez que o país “encontra-se em estado de calamidade e está ativo o plano de emergência municipal”, justificou o município.
Mais a sul do distrito, em Tondela vão ainda existir algumas celebrações de Natal. “Contudo, serão sempre contidas, respeitando as normas impostas no combate à pandemia. Não haverá celebrações de passagem de ano”, revelou a autarquia, sendo que também vai ser ativado um centro de vacinação, a funcionar aos fins de semana.
Em Tabuaço, os eventos vão manter-se e “não há iniciativas canceladas”. Ainda assim, “serão ajustados à evolução da pandemia e às medidas da Direção-Geral de Saúde (DGS)”.
O mesmo acontece em Vila Nova de Paiva que irá “manter todas as celebrações de Natal e Ano Novo, que incluem um cartaz de programação cultural que iniciou em novembro e prologar-se-á pelo mês de dezembro”, frisou a autarquia. E recordou que “o programa cultural arrancou com Nilton e Blind Zero, em novembro e continuará em dezembro com artistas como Fábia Rebordão, Miguel Araújo, Avô Cantigas, St. Dominic´s Gospel Choir e Rita Guerra a encerrar”.
Desde o início da pandemia, a região de Viseu já reportou mais de 35 mil casos de Covid-19.