Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves e o Arquivo Municipal de Mangualde promovem, entre 7 e 15 de junho, uma mostra de documentos do fundo do arquivo e oficinas temáticas para crianças do primeiro ciclo, a propósito do Dia Internacional dos Arquivos, que se assinala no dia 9.
Segundo um comunicado de imprensa da Câmara de Mangualde, as iniciativas decorrem na biblioteca e “pretendem destacar a importância dos arquivos como património cultural e como uma das principais fontes de informação”.
Os visitantes “poderão observar algumas preciosidades do Arquivo Municipal”, entre as quais forais manuelinos (Terras de Azurara e Tavares), alvarás e cartas de privilégio, registo das posturas e regulamentos municipais e registo dos indivíduos que foram presos e de despesas com presos.
“Paralelamente, com o objetivo de cativar os mais novos para a importância da informação contida nos documentos de Arquivo e o seu valor para História, em particular para a história local, serão dinamizadas diversas oficinas dirigidas às crianças do 1.º Ciclo”, acrescenta.