Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A União das Freguesias de Tavares, no concelho de Mangualde, tem agora uma biblioteca. A Biblioteca Gil Vicente, localizada em Chãs de Tavares, foi inaugurada no último fim de semana.
A nova valência tem uma coleção de 7.000 livros e contou com a colaboração da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, que foi “fundamental para a cedência de alguns livros e catalogação de todo o espólio”, refere a autarquia local.
Segundo a Câmara, o projeto permitiu revitalizar e recuperar “um edifício que estava ao abandono, que servia anteriormente como uma antiga cadeia e um antigo posto da GNR, entre outros serviços”.
A cerimónia de inauguração contou com um momento musical protagonizado pelo duo Raquel & Rodrigo e um sketch de uma peça de Gil Vicente, com raízes na freguesia de Tavares. A peça foi interpretada por crianças do primeiro ciclo da Escola Básica de Chãs de Tavares.
O presidente da Câmara, Marco Almeida, destacou que a nova biblioteca promove a “coesão territorial e a redução das assimetrias”, além da igualdade de oportunidades “para quem vive nas aldeias ou na cidade”, sendo por isso “mais um local que se dedica à leitura e à promoção do conhecimento”.
O autarca acrescenta que a biblioteca permitirá o desenvolvimento dos mais jovens e a aquisição de novos hábitos, “nomeadamente o da leitura de livros no seu formato convencional, proporciona que saiam de casa para adquirir mais conhecimento e competências”.
Já o presidente da União das Freguesias de Tavares, Alexandre Constantino, fala de “uma aposta ganha, mas conseguida com muito esforço e dedicação”, salientando que a iniciativa permite “proporcionar à população igualdade de acesso à informação à cultura ao conhecimento”.