arvores
douro
presepio rebordinho 1
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
confraria
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
Home » Notícias » Diário » ‘Máquina que transforma lixo em dinheiro’ na Escola Superior de Tecnologia de Viseu

‘Máquina que transforma lixo em dinheiro’ na Escola Superior de Tecnologia de Viseu

pub
 Atletas olímpicos confirmados em desfile de moda no Forum Viseu
22.07.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Atletas olímpicos confirmados em desfile de moda no Forum Viseu
22.07.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 ‘Máquina que transforma lixo em dinheiro’ na Escola Superior de Tecnologia de Viseu

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) tem uma máquina que transforma lixo em dinheiro e que, No Instituto Politécnico de Viseu, há uma máquina que transforma lixo em dinheiro, já permitiu a recuperação de mais de 100 mil embalagens de plástico e de metal colocadas pela comunidade académica.

O sucesso do equipamento levou agora ao reforço da parceria entre a escola e a Associação de Municípios do Planalto Beirão, que vai passar a promover a recolha seletiva das embalagens e dos seus resíduos nos pontos de colocação de lixo na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.

Os equipamentos de recolha seletiva estão localizados em pontos estratégicos para que a equipa de limpeza e manutenção da ESTGV possa colocar o local “em local próprio, facilitando o processo de recolha e transporte para a estação de triagem” do Planalto Beirão, explica o IPV em comunicado.

Segundo o Politécnico, o objetivo passa por “promover a literacia ambiental em toda a comunidade e a persecução dos objetivos para o cumprimento das metas no âmbito da gestão de resíduos urbanos”.

O Planalto Beirão já fazia a recolha semanal das embalagens recuperadas na máquina que transforma o lixo em dinheiro desde o arranque do projeto que mereceu o apoio do Orçamento Participativo Jovem Escolar de Viseu.

Por cada embalagem introduzida na máquina, recebe-se um talão com um valor monetário associado que pode ser gasto no bar da ESTGV, onde a comida é fornecida pelos Serviços de Ação Social do IPV. Alguns alunos utilizam os talões para apoiar colegas mais carenciados.

pub
 Atletas olímpicos confirmados em desfile de moda no Forum Viseu

Outras notícias

pub
 Atletas olímpicos confirmados em desfile de moda no Forum Viseu

Notícias relacionadas

Procurar