Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Museu do Caramulo lançou uma linha de merchandising para homenagear as antigas marcas nacionais ligadas ao mundo motorizado e também algumas célebres expressões populares que ficaram para a eternidade.
O espaço museológico de Tondela explica que a linha conta com diversos produtos, nomeadamente roupa “com uma coleção de t-shirts e sweatshirts de três históricas marcas portuguesas”.
Uma delas é a Sacor, fundada em 1937. Foi a primeira empresa petrolífera portuguesa a dominar todo o processo da importação, transporte, refinação e distribuição de petróleo e, ainda hoje, continua a ser uma marca recordada pelos amantes de clássicos.
Além da Sacor, é ainda homenageada a célebre marca de pneus Mabor e a marca de baterias Autosil, mas não só.
O Museu do Caramulo revelou também que a linha também recorda expressões tipicamente portuguesas como “carapau de corrida” ou “até choras”, uma frase associada às motorizadas, e para as quais foram concebidas imagens ilustrativas a partir de peças originais.
O Museu do Caramulo disponibiliza ainda outros produtos, com destaque para os cartazes de época, “reproduzidos em alta qualidade a partir dos originais” e que hoje fazem parte da coleção do próprio museu.
Os cartazes publicitaram produtos destinados a automóveis e também provas de competição como o Grande Premio de Fórmula 1, o Circuito de Cascais ou o Circuito de Montes Claros, além de bonés, imanes e autocolantes de marcas portuguesas.
Todos os produtos podem ser adquiridos online no site do Museu do Caramulo ou através do marketplace Speedflag.