A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
O Marquês de Pombal nasceu no concelho de Sernancelhe, de acordo com um estudo apresentado esta segunda-feira (13 de maio) em Lisboa e que foi anunciado pela Câmara de Sernancelhe.
Entre os factos revelados por este trabalho agora divulgado está o local de nascimento de Sebastião José de Carvalho e Melo que, segundo os seus autores, é natural de Sernancelhe e não de Lisboa, como até agora foi assumido.
O volume inaugural da Obra Completa Pombalina, dedicada à vida e ao trabalho do diplomata que foi uma das figuras mais carismáticas e polémicas da história de Portugal, levantou o véu sobre a história do antigo estadista.
Na cerimónia de apresentação deste volume inaugural esteve o presidente da Câmara de Sernancelhe, Carlos Santos, entre outras figuras, além de representantes de universidades e entidades parceiras do projeto Pombal Global, que fez nos últimos cinco anos um dos maiores projetos de investigação histórica em Portugal.
A Obra Completa Pombalina fez o levantamento de todo o espólio documental de um dos estadistas que mais marcaram a história nacional. O tomo que agora chega aos leitores é dedicado aos Escritos da Inglaterra (1738-1739), onde Sebastião de Carvalho e Melo foi embaixador, e é coordenado pela investigadora Ana Leal Faria.
De acordo com a equipa coordenadora do projeto, “a investigação que desvendou este detalhe biográfico irá fornecer outros milhares de particularidades que a vasta equipa de historiadores, arquivistas, paleógrafos, tradutores, entre outros que formam a equipa que nos últimos cinco anos tem feito este levantamento”.
Mais de 150 investigadores nacionais e internacionais estudaram vários documentos relacionados com o Marquês de Pombal, trabalhando em mais de 200 arquivos e bibliotecas. O projeto contou com a coordenação geral dos historiadores José Eduardo Franco, Pedro Calafate e Viriato Soromenho Marques.
O Marquês de Pombal nasceu a 13 de maio de 1699 e morreu a 8 de maio de 1782.