Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
As memórias de avós de Canas de Senhorim vão passar a ficar eternizadas num livro que será apresentado no final deste mês. A obra “Avós de Canas”, com 270 páginas, será lançada a 31 de julho.
Ao todo, foram entrevistados idosos com idades entre os 85 e os 108 anos no livro que vivencia as suas memórias do passado. O objetivo foi apresentar relatos de época para serem preservados para memória futura, educando as novas gerações.
O autor do livro, Mário Mouraz, explica que, para este projeto, conversou com “32 avós e avôs de Canas de Senhorim”. “O objetivo era recolher histórias da infância e juventude para que não se perdessem essas histórias de como eram os anos 20, 30 e 40 e eternizar essas memórias”, refere.
O escritor natural da vila do concelho de Nelas refere que se tratam de “histórias incríveis de resiliência, partilha e valores que já não estão tão presentes na nossa sociedade e que foram cruciais para estas pessoas terem sobrevivido, vivido bem e melhorado as suas condições”.
Mário Mouraz acredita que estas histórias tinham que ser contadas e que era impensável perder o testemunho dos idosos.
“É uma história que nós queremos contar para passar aos netos para ver como era viver no antigamente e não ter tudo como assegurado. Foi um projeto muito enriquecedor e as memórias, a partir de agora, vão ficar sempre registadas”, acrescenta.
Mário Mouraz refere ainda que, na sequência deste projeto, há agora outras vilas e aldeias do país “que começaram a replicar o projeto”, nomeadamente na região do Minho. A obra será apresentada no auditório dos Bombeiros de Canas de Senhorim.