Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
José Carreira
por
Alfredo Simões
Bobos, almocreves, mercadores, nobres e serviçais vão invadir Penedono entre 30 de junho e 2 de julho num regresso à Idade Média com mais uma edição da Feira Medieval.
A autarquia recorda que Penedono “é um concelho possuidor de uma traça vincadamente medieval, com origens que remontam aos primórdios da nacionalidade” e que a Feira Medieval, descrita como “uma das mais conceituadas do país”, será uma oportunidade para exportar o passado do município.
A feira promete levar os visitantes para “uma verdadeira atmosfera medieval”, sublinha a Câmara, que convida “a envergar vestes da época e a interagir com os inúmeros figurantes que pautam a sua atuação pela originalidade e rigor histórico”.
Uma das principais atrações é a recriação da Ceia Medieval, marcada para 1 de julho nos Paços do Concelho, onde os comensais são convidados a degustar uma ementa característica da época medieval e a assistir a momentos de animação que vão oscilando “entre a seriedade da história e o humor rocambolesco”.
O ponto mais alto no mesmo dia será o Assalto ao Castelo, onde, reza a lenda, terá nascido Álvaro Gonçalves Coutinho, conhecido como o “Magriço” e uma das figuras mais históricas de Penedono. A representação irá culminar com um espetáculo de fogo de artifício.
Além da parte histórica, a Feira Medieval também inclui stands de promoção dos produtos endógenos, artesanato e da gastronomia da região.
A Câmara de Penedono destaca a importância do evento para a economia local e sublinha que a iniciativa “depende da sinergia existente entre a autarquia e associações concelhias”.
A Feira Medieval de Penedono foi retomada em 2022, após dois anos de interrupção motivados pela Covid-19.