Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A cidade de Lamego foi “pequena” para os milhares de visitantes que esta quinta-feira (25 de agosto) marcaram presença na inauguração de mais uma edição das Festas da Nossa Senhora dos Remédios. Depois de dois anos anos de festa “contida”, a secular romaria regressou e em grande
Foram muitos os que não quiserem perder o habitual corte da fita e o acender das luzes, momentos que marcam o arranque oficial das festas que acontecem até dia 9 de setembro. Durante os próximos dias não vai faltar na Avenida Dr. Alfredo de Sousa muita música, barraquinhas, animação, momentos religiosos, gastronomia e produtos regionais.
O primeiro dia ficou ainda marcado pelo concerto dos Calema. Os autores de sucessos como “Te amo”, “Vai” ou “ A nossa vez” subiram ao palco e encantaram os milhares de pessoas que não arredaram pé durante o concerto da dupla de irmãos.
Uma verdadeira enchente como destacou o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes. “Uma enchente para o início das festas em honra da Nossa Senhora dos Remédios, como tem sido este verão. As pessoas estão ansiosas por sair, por ter festa, por retomar a sua vida normal e nós preparamos tudo para isso. A cidade engalanada, a feira, a animação, a música, a gastronomia, os nossos vinhos, tudo o que é necessário para que haja alegria numa romaria como é a Nossa Senhora dos Remédios”, destacou ao Jornal do Centro.
O autarca deixou ainda um convite a todos os que por estes dias quiserem passar por Lamego. “Esperamos que ao longo das próximas duas semanas Lamego seja o palco de uma grande festa que vai reunir muita gente. Convidamos os concelhos vizinhos, os lamecenses que estão fora e que tenham oportunidade de vir à cidade e a todos os turistas o desafio é que se juntem e vivam este espírito de romaria”, concluiu.
Ao palco da Festa dos Remédios vão ainda subir os Quatro e Meia (29 de agosto), Carolina Deslandes (3 de setembro), José Cid (dia 4) e Sons do Minho (dia 9, o último dia das festas). O programa está ainda recheado de eventos culturais como o Zigurfest, evento que arrancou na quarta-feira (dia 24 de agosto), e o festival Folk. O cartaz musical contará ainda com um concerto Mater Dei pela Banda Filarmónica de Magueija. A 1 de setembro vai celebrar-se o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, com a atuação da banda de Lalim.
O programa festivo inclui outras atrações como a Concentração Motard à Romaria de Nossa Senhora dos Remédios, que começa hoje e termina no domingo, e o torneio Kinder Beach Voleibol, de 29 de agosto a 2 de setembro nas Piscinas Descobertas.
Mas a autenticidade da romaria comprova-se com as festas religiosas. O momento mais alto desta celebração é a grandiosa Procissão do Triunfo, que acontece a 8 de setembro, na qual os andores ostentam imagens sagradas puxadas por juntas de bois, como manda a tradição. Nesta altura, as ruas ficam ornamentadas, ganhando uma nova dinâmica, com uma forte componente religiosa.