Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Portugal celebra este fim de semana, de 20 a 22, as Jornadas Europeias do Património. Esta iniciativa do Conselho da Europa e da Comissão Europeia envolve vários países, de forma a sensibilizar os europeus para a importância da salvaguarda do património. “Rotas, Redes e Conexões”, é o tema escolhido para a edição de 2024, dando oportunidade de percorrer caminhos históricos e criar novas rotas.
Em Tondela, as Jornadas Europeias do Património são assinaladas com uma iniciativa na Igreja Velha de Canas de Santa Maria, este sábado, 21 de setembro. O programa tem início marcado para as 09h15, seguindo de uma apresentação dos resultados de trabalhos de arqueologia realizados no templo religioso que data do século XII. Após a apresentação, vai ser possível visitar ,às 11h00, uma exposição que dá a conhecer o projeto de reabilitação realizado no templo religioso, com um custo 198 mil euros.
Lamego também comemora o dia na próxima segunda-feira, 23 de setembro, a partir das 17h00 com a conferência “Construção da Paisagem com Identidade Conectiva”, que conta com o arquiteto Belém Lima e o geógrafo Álvaro Domingues como oradores. O evento realiza-se na Torre dos Figos (Bairro do Castelo), com entrada gratuita, a partir das 17h00, propondo uma reflexão sobre a relação entre paisagem e identidade cultural, explorando como os espaços naturais e construídos se integram para criar uma conexão histórica e coletiva com o território.
O município de Vila Nova de Paiva convida os habitantes, através das redes sociais, a visitar e conhecer a Via Crucis, os percursos pedestres e o Centro Municipal de Trail.
A autarquia de Armamar participa nestas Jornadas Europeias do Património com um desafio online, onde os participantes são convidados a identificar um bem patrimonial retratado por Luana Gouveia, uma jovem armamarense, incentivando assim o conhecimento e a partilha de informações sobre a história e cultura da região. O município convida os cidadãos a explorar o local, tirar uma fotografia durante a visita e enviá-la, promovendo assim o espírito de exploração e valorização do património cultural de Armamar.