ricardo pardal
Camara Municipal de Mangualde
mentores-formação-scaled
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Desporto » Natação: Diogo Ribeiro, com raízes em Mortágua, é o primeiro português a ganhar uma medalha nos Mundiais

Natação: Diogo Ribeiro, com raízes em Mortágua, é o primeiro português a ganhar uma medalha nos Mundiais

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
24.07.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
24.07.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub

O nadador Diogo Ribeiro, que tem raízes em Mortágua, fez história esta segunda-feira (24 de julho) ao tornar-se no primeiro medalhado de Portugal em Mundiais de natação. O atleta, de 18 anos, conquistou a medalha de prata nos 50 metros mariposa, na prova que decorreu em Fukuoka, no Japão.

O nadador português já tinha feito história ao tornar-se no terceiro nadador nacional de sempre a conseguir apurar-se para uma final na modalidade e agora consegue mesmo alargar o seu feito, numa final na qual registou 22,80 segundos, estando atrás do italiano Thomas Ceccon e à frente do francês Maxime Grousset.

Além da medalha, Diogo Ribeiro estabeleceu um novo recorde nacional, melhorando os 22,93 segundos anteriormente alcançados.

Esta é a segunda medalha de Diogo Ribeiro em competições seniores, depois de ter ficado em terceiro lugar nos Europeus de 2022, em Roma, na mesma distância, e conquistado o bronze. Já no Peru, sagrou-se recordista mundial de juniores nos Mundiais da categoria, Tricampeão mundial de natação tem raízes em Mortágua.

O nadador já reagiu à conquistando, dizendo que estava “sem palavras”. “Ainda não acredito. É um sonho tornado realidade! Sabia que podia sonhar. Encarar uma prova de cada vez. Estar focado e dar tudo!”, disse.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já felicitou o nadador Diogo Ribeiro pela conquista da medalha. O chefe de Estado “felicita o nadador Diogo Ribeiro pelo feito histórico na natação portuguesa, ao ter conquistado a primeira medalha para Portugal em finais do campeonato do mundo de natação”, pode ler-se no site oficial da Presidência.

Outra reação foi do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, que classificou Diogo Ribeiro como um exemplo para as gerações mais jovens, por conciliar a competição com os estudos.

“O Diogo é aluno-atleta das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na escola. Um grande nadador, com bom aproveitamento escolar. Grande exemplo para as gerações mais jovens”, escreveu o governante na rede social Twitter.

O presidente do Benfica, Rui Costa, também destacou o feito do nadador que compete pelo clube encarnado, reiterando que se tratava de um “enorme orgulho”.

Para o líder do clube das águias, Diogo Ribeiro é “um imenso talento que deixa Portugal inteiro a sonhar por mais” e promete continuar a dar-lhe “as condições ideais para atingir o seu mais alto potencial”.

Francisco Neto e Diogo Ribeiro homenageados em Mortágua, Diogo Ribeiro foi homenageado pela Confraria da Lampantana, numa cerimónia que contou também com a presença do selecionador nacional de futebol feminino, Francisco Neto, que também está em destaque com a participação da seleção no Mundial da Nova Zelândia.

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Outras notícias

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Notícias relacionadas

Procurar