sernancelhe
expovarosa tarouca 2024
mercado 2 de maio 1
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

No terceiro episódio do podcast Entre Portas, uma parceria entre o Jornal…

02.05.25

Brilhantina Gonçalves, Mariana de Campos , Virgínia de Jesus mantém viva a…

01.05.25

“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…

01.05.25
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
João Azevedo PS
Home » Notícias » Diário » Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira

Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira

pub
 Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira - Jornal do Centro
12.05.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira - Jornal do Centro
12.05.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira - Jornal do Centro

O Grupo Visabeira, sediado em Viseu, atingiu em 2022 um novo recorde no volume de negócios consolidado no valor de 1.452 milhões de euros, uma subida de 24% em comparação com o ano anterior. As telecomunicações e energia representam 83 por cento do volume de negócios.

O anúncio foi feito esta sexta-feira (12 de maio) pela empresa que atua em diversas áreas de negócio, incluindo telecomunicações, energia, indústria e turismo.

Em comunicado, o Grupo Visabeira reconheceu que 2022 ficou marcado por vários constrangimentos, entre os quais o “forte aumento dos custos de energia, combustíveis e matérias-primas” e o aumento da inflação, além do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Mesmo assim, o grupo demonstrou “capacidade de gestão e inovação que permitiu encontrar soluções que mitigaram o impacto negativo do ambiente social e económico que afetou a sociedade global”.

O resultado EBITDA (lucro antes de amortizações, depreciações, juros e impostos) atingiu os 210 milhões de euros, mais 14% do que em 2021. Já o resultado líquido foi registado na ordem dos 46,3 milhões, mais 22%. A dívida líquida foi reduzida em mais de 100 milhões de euros.

Segundo o conglomerado económico com sede em Viseu, os mercados internacionais representaram 79% do volume de negócios, sendo que na Europa o grupo alcançou um valor de 903 milhões de euros, com destaque para França, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Itália, Espanha e Suécia. Portugal respondeu por 21% dos negócios do grupo.

África teve um desempenho relevante ao contribuir com cerca de 155 milhões de euros para o volume de negócios, enquanto que nos Estados Unidos, Ásia e Oceânia foi registado um valor de 85 milhões.

“Nos mercados externos, o Grupo Visabeira mantém como principal estratégia, o crescimento das suas atividades core – prestação de serviços de engenharia de redes de telecomunicações e energia – para os principais operadores europeus e o reforço da sua posição nestes mercados. O crescimento por via orgânica foi o pilar principal do notável desempenho da atividade do grupo, nomeadamente na área de negócio de engenharia de redes de telecomunicações e energia”, explicou a empresa.

A Visabeira Global – holding que integra os negócios de telecomunicações, energia, tecnologia e construção – continuou a ter a fatia de leão do volume de negócios de todo o grupo, com 1.210 milhões de euros.

O Grupo Visabeira justificou este desempenho da Global com a “excelente performance operacional” nos serviços de engenharia de redes de telecomunicações e energia e nas operações de televisão por cabo em Angola e Moçambique, além dos negócios em Marrocos e São Tomé e Príncipe, através da Companhia Santomense de Telecomunicações.

Já a Visabeira Indústria – proprietária de marcas como a Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro – teve um volume de negócios de 189 milhões de euros no ano passado. A empresa destaca os “excelentes resultados alcançados pela Vista Alegre”, que alcançou um máximo histórico de vendas com 143 milhões de euros.

Por sua vez, a Visabeira Turismo, Imobiliária e Serviços – empresa que gere os hotéis Montebelo e o centro comercial Palácio do Gelo – recuperou a atividade antes da pandemia da Covid-19, registando um volume de negócios de 53 milhões de euros.

O Grupo Visabeira encerrou 2022 com mais de 4,4 mil milhões de euros de “volume de negócios em carteira já garantidos, com uma proporção relevante na Europa”, nomeadamente nas telecomunicações e energia.

pub
 Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar