A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…
Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
por
Margarida Benedita
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rita Mesquita Pinto
Depois de Simão Marques, o Penalva do Castelo optou por Negrete para ocupar o cargo de treinador da equipa sénior. O clube penalvense convidou Fernando Jesus, conhecido por Negrete no futebol distrital, que estava sem clube após ter treinado os sub-17 do Académico de Viseu. Agora abre-se uma nova página na carreira de Negrete. “É muito gratificante ter tido a oportunidade de treinar o Penalva do Castelo. Eu tinha a ambição de a curto ou médio prazo treinar uma equipa sénior. Tendo esta oportunidade seria o momento certo, o clube certo e a altura certa para treinar o Penalva”, diz em declarações ao Jornal do Centro.
O técnico realça que o Penalva do Castelo “é um clube que me diz muito porque o representei durante 11 anos como jogador”, diz ter “muito boas memórias” de um “clube estável, organizado, prestigiado”. “É uma das boas equipas da Divisão de Honra”, resume.
Uma vez chegado a Penalva do Castelo, Negrete diz que no convite para assumir a equipa sénior o clube não lhe pediu o título de campeão distrital e consequente subida de divisão. “O título é difícil, não é impossível. Não me foi pedida a subida de divisão, mas obviamente que com a qualidade da equipa e com a organização do clube, vamos lutar por andar nos primeiros lugares”, explica. Sobre a Taça Sócios de Mérito, o novo treinador do Penalva assume ao Jornal do Centro a ambição de a vencer.
O primeiro contacto com o plantel aconteceu esta terça-feira, 19 de novembro. “Para já vamos manter os mesmos jogadores, poderá ainda haver subidas da equipa de sub-18 à principal. Os jogadores de sub-18 são de qualidade e têm muito potencial”, concretiza.
Novo treinador quer Penalva do Castelo “dominante e com bola”
E afinal como vai jogar o Penalva do Castelo com Negrete ao leme? O treinador promete, nos primeiros tempos, não mexer muito nas dinâmicas da equipa. Até porque, elogia, Simão Marques fez “trabalho bem feito” em Penalva do Castelo. “Temos três dias para trabalhar. Treinámos ontem, terça, e vamos treinar quarta, quinta e sexta. Sobretudo por agora vou perceber características de jogadores. Obviamente que não vou alterar muito do que foi feito – e bem feito pelo Simão. A equipa tem dinâmicas e trabalha muito bem em posse e defensivamente. Nas próximas semanas irei colocar o meu cunho na equipa”, vinca.
O treinador quer ver em campo “um Penalva do Castelo dominante, com bola, confortável nos vários momentos de jogo”. “Obviamente que jogando em organização ofensiva, vamos correr riscos, mas vamos assumi-los e trabalharemos a reação à perda da bola. Eu quero que o Penalva do Castelo continue a ser uma equipa que domine e controle todos os momentos”, ressalva.
Quis o destino que o primeiro jogo de Negrete à frente do Penalva do Castelo fosse um clássico. A juntar a essa emoção própria de grandes jogos, o Mangualde também é uma instituição desportiva relevante na carreira de Negrete. “É um jogo especial também para mim porque também joguei no Mangualde. É sempre um clássico e os jogadores vivem estes jogos com intensidade. Muito sinceramente, o que me preocupa é trabalhar e que os jogadores comecem a perceber as minhas ideias o mais rápido possível”, resume.
O Penalva do Castelo joga em Mangualde este domingo, 24 de novembro. O encontro, que é clássico por tratar-se de um jogo entre equipas de concelhos vizinhos, começa às três da tarde. O Penalva do Castelo está em sétimo lugar, com 13 pontos, mais seis do que o Mangualde que é 11º, com sete. A Divisão de Honra é liderada pelo Resende com 21 pontos.