museu aristides de sousa mendes casa do passal foto cm carregal do sal
turismo de portugaç escola de turismo lamego
Elevador_Acessibilidade_Pacos_Concelho_jan2026
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Nelas » Nelas, terras de vinhos e jardins e um tesouro no coração do Dão

Nelas, terras de vinhos e jardins e um tesouro no coração do Dão

Entre solares imponentes, jardins, festas e a animação do Carnaval, a vila convida a uma viagem autêntica pelo passado e presente

 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
15.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
15.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Nelas, terras de vinhos e jardins e um tesouro no coração do Dão

Nelas destaca-se como um destino onde a beleza dos jardins naturais e a riqueza vinícola são a pérola da região. Entre solares imponentes, jardins, festas e a animação do Carnaval, a vila convida a uma viagem autêntica pelo passado e presente.

A riqueza histórica de Nelas

Situada no coração da região vitivinícola do Dão, Nelas é uma terra de tradição, patrimônio e sabores. A região tem sido palco de acontecimentos importantes a nível cultural e econômico. 

A localização privilegiada proporcionou o desenvolvimento de um território único, onde os jardins se cruzam com as vinhas, de onde saem vinhos de excelência reconhecidos a nível nacional e internacional. 

Santar Vila Jardim: um patrimônio verde e cultural

Um dos ex-líbris de Nelas é a vila de Santar, conhecida pelo seu patrimônio arquitetónico e pelos jardins. O projeto Santar Vila Jardim tem o objetivo de mostrar a beleza dos espaços mais verdes da vila. A iniciativa nasceu em 2013 pela mão da família Vasconcellos e Souza, com o objetivo de preservar e valorizar o patrimônio material e imaterial da região.

“O nosso projeto surge com a intenção de abrir este patrimônio tão nosso ao público que o merece e integrá-lo na comunidade local. Mais do que preservar os jardins, queremos que sejam uma forma de desenvolvimento cultural e econômico da região”, explica José Luís de Melo, um dos fundadores do projeto. 

Santar distingue-se por ser atravessada por jardins em contínuo, passando pela Casa de Santar e Magalhães, Casa da Magnólia, Casa dos Linhares Ibérico Nogueira Misericórdia, Casa das Fidalgas, Valverde Santar Hotel & Spa e os Jardins dos Linhares de Santar & Magalhães. A colaboração e a boa relação entre estas casas foi essencial para a criação de um percurso de visita único.

“Santar tem duas características essenciais: a topografia, com jardins interligados que fluem para vinhas, e o forte sentido de comunidade, que permitiu quebrar muros e ligar espaços privados, criando um percurso harmonioso”, acrescenta José Luís. 

As visitas guiadas permitem uma imersão completa neste patrimônio, onde os visitantes podem explorar a vila de Santar, passando pelos solares, igrejas e jardins repletos de história. A visita necessita de marcação prévia, pois o objetivo da organização é “fazer algo mais privado para conseguirmos que as pessoas tenham o tempo e a calma para usufruir da experiência a 100%”. No final do percurso, é possível degustar vinhos exclusivos como os Memórias de Santar, produzidos nas vinhas locais. 

O espírito carnavalesco de Nelas

Outro ponto alto do concelho é a altura do Carnaval, uma das festividades mais emblemáticas da região. O Carnaval em Canas de Senhorim é marcado pela rivalidade entre bairros, desfiles coloridos e muita animação. Em Canas de Senhorim, Paço e Rossio as ruas enchem com marchas e foliões trajados a rigor. Um dos momentos mais aguardados pelos visitantes é o Despique nas Quatro Esquinas, onde os foliões de cada bairro puxam pelo seu bairro entoando a sua música. Há ainda eventos como a Segunda-feira das Velhas, bailes e tradições gastronómicas. Já em Nelas, o Bairro da Igreja e o Cimo do Povo desfilam com carros alegóricos e fantasias, encerrando com a Troca das Rainhas. Ambas as vilas realizam a Queima do Entrudo na Quarta-Feira de Cinzas.

A celebração vinícola

A tradição vinícola de Nelas tem o ponto alto na Feira do Vinho do Dão, um dos certames mais antigos do género a nível nacional. Este evento anual celebra a cultura das vinhas da região, reunindo produtores, especialistas e apreciadores de vinhos.

Durante a feira, os visitantes podem participar em provas comentadas por especialistas, assistir a palestras sobre a produção vinícola e conhecer as novidades do setor. Além dos vinhos premiados, a gastronomia local também se faz presente, com pratos tradicionais que casam perfeitamente com os vinhos do Dão.

Porque visitar Nelas?

Combinando jardins, história, tradição, cultura e enoturismo, Nelas é um destino imperdível para quem deseja explorar uma das regiões mais autênticas de Portugal. Seja pelos encantos nos jardins de Santar, pelo espírito festivo do Carnaval ou pelos prestigiados vinhos do Dão, cada experiência em Nelas é uma verdadeira viagem em todos os sentidos. 

pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Notícias relacionadas

Procurar