WhatsApp Image 2025-09-12 at 175052
jose laires
IMG_1674
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose laires
fatima teles BE
programa ps joao azevedo
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Concelho » Carregal do Sal » Ninhos de vespa asiática aumentam em Carregal do Sal

Ninhos de vespa asiática aumentam em Carregal do Sal

 Ninhos de vespa asiática aumentam em Carregal do Sal - Jornal do Centro
22.01.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Ninhos de vespa asiática aumentam em Carregal do Sal - Jornal do Centro
22.01.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Ninhos de vespa asiática aumentam em Carregal do Sal - Jornal do Centro

Em 2023, foram eliminados 317 ninhos de vespa asiática no concelho de Carregal do Sal. O dado foi revelado pela Câmara Municipal, que destaca que este número foi “significativamente superior” face aos ninhos exterminados em 2022, altura em que foram extintos 173 ninhos.

A maioria dos ninhos foi encontrada e exterminada nas freguesias de Oliveira do Conde (96 ocorrências) e Carregal do Sal (91). As operações foram tratadas pelos Bombeiros de Carregal do Sal (215) e pelos de Cabanas de Viriato (102).

“Relativamente aos suportes onde foram identificados e exterminados ninhos de vespa asiática, constata-se que a espécie arbórea mais afetada é o carvalho (45), seguida do pinheiro (40), porém, maioritariamente os ninhos de vespa asiática são mais frequentes noutro tipo de suportes (81), como são exemplos telhados e muros”, explica a Câmara de Carregal do Sal.

A autarquia acrescenta que a Proteção Civil municipal tem-se empenhado no combate à vespa asiática e respondido “de forma célere” às denúncias. Apela também à população do concelho que, caso detetem ninhos de vespa velutina, contactem os Bombeiros de Cabanas de Viriato (232 691 129) e de Carregal do Sal (232 968 250) e os serviços municipais (232 960 400).

Os habitantes também podem informar as juntas de freguesia, a linha SOS Ambiente (808 200 520) ou a plataforma SOS Vespa, disponível em stopvespa.icnf.pt.

pub
 Ninhos de vespa asiática aumentam em Carregal do Sal - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Ninhos de vespa asiática aumentam em Carregal do Sal - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar