Geral

06 de 07 de 2022, 15:11

Agenda

A aprendizagem nas ciências e matemática em discussão em Mangualde

Biblioteca Municipal de Mangualde recebe esta sexta-feira e sábado a segunda edição das Jornadas Academia STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática)

academia stem mangualde

Fotógrafo: D.R.

A Biblioteca Municipal de Mangualde recebe esta sexta-feira e sábado (8 e 9 de julho) a segunda edição das Jornadas Academia STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática).

O desenvolvimento curricular, a literacia dos media e os papeis dos municípios e das parcerias estão entre os temas que vão ser discutidos no evento, que contará com a presença de professores e especialistas. A iniciativa também propõe workshops e uma atividade exterior realizada na zona do Alcafache.

O evento começa às 10h45 de sexta-feira. O primeiro dia será marcado por painéis dedicados aos planos inovadores nas áreas STEM, ao bem-estar, equidade e excelência de professores e alunos e ao desenvolvimento curricular e por uma mesa redonda sobre a educação das ciências no contexto local e na perspetiva europeia.

Os painéis terão a participação de personalidades como José Alberto Fateixa, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, Rui Vieira, professor associado da Universidade de Aveiro, Vítor Teodoro, da Universidade Lusófona, Daniela Ferreira, investigadora da Universidade do Porto, Louise Lima, do Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento da Lusófona, e Susana Colaço, diretora da Escola Superior de Educação de Santarém.

No sábado, o dia começa às 9h00 com um painel sobre o papel dos municípios como catalisadores de inovação educativa com a participação de representantes das autarquias de Mangualde, Maia e Albergaria-a-Velha.

Segue-se um outro painel sobre o papel das parcerias na inovação educativa com a participação de representantes de empresas como a Microsoft e a Areal, além do Edupark da Universidade de Aveiro.

Depois do “coffee break”, será discutida a literacia dos media com a participação de Vítor Tomé, da Academia de Cidadania Digital, e da diretora do Jornal do Centro, Sandra Rodrigues. A moderação é feita por Catarina Machado, professora do Agrupamento de Escolas de Mangualde.

Entre as 14h00 e as 16h00, decorrerão workshops com partilha de práticas organizados pela Academia STEM e pela Universidade Católica de Viseu, seguidos de uma atividade desenvolvida pela Academia no Alcafache para encerrar o evento.

A Academi@ STEM Mangualde, dinamizada pela Câmara Municipal, tem como objetivo “promover o sucesso, inclusão e qualidade da aprendizagem dos alunos, partindo de contextos locais”, incentivando-os a adquirir conhecimentos nas disciplinas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.