Geral

07 de 06 de 2023, 09:00

Agenda

Tondela: Dia de Portugal assinalado com conferência organizada por combatentes

Casa do Povo recebe este sábado a conferência promovida pela Câmara e pela Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar. Dia vai ser marcado também pela apresentação das comemorações locais dos 50 anos do 25 de Abril

combatentes tondela

Fotógrafo: Facebook/Associação Combatentes Ultramar Português

O concelho de Tondela vai comemorar este sábado o feriado do 10 de junho, Dia de Portugal, com uma conferência organizada em conjunto pela Câmara Municipal e pela Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar, sediada no concelho. A iniciativa está integrada nas comemorações locais dos 50 anos do 25 de Abril, que acontecem em 2024.

O evento tem início às 17h00, na sede da Casa do Povo de Tondela, na antiga estação do caminho de ferro, com um momento musical a cargo do Chorushima. Segue-se, às 17h15, a apresentação do programa oficial das comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos no concelho.

A conferência será aberta, pelas 17h30. Para as 17h45 está agendada uma prelação dedicada ao tema “Efeitos colaterais da guerra”, pelo coronel Santa Clara Gomes. Às 18h45 acontecerá a comunicação “Guerra do Ultramar e o 25 de Abril”, pelo coronel David Martelo, ocorrendo logo depois um debate. O encerramento está previsto para as 19h45.

No decorrer das celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses vão ainda ser inauguradas, às 18h30, as obras de requalificação da sede da Casa do Povo de Tondela.