Geral

27 de 01 de 2022, 18:49

Covid-19

Covid-19: terceiro surto em misericórdias conhecido nas últimas 24 horas

Misericórdia de Vouzela prepara testagem. Viseu com incidência de 7.289 casos por 100 mil habitantes

covid19_als-78

Fotógrafo: Arquivo Jornal do Centro

A Santa Casa de Misericórdia de Vouzela reporta 14 infetados com Covid-19, incluindo 10 utentes e quatro funcionários, mas os números podem agravar com a testagem que a instituição irá realizar esta sexta-feira (28 de janeiro).

Ao todo, a instituição vai testar um universo de cerca de 150 pessoas, entre utentes e colaboradores, e a sua direção não esconde o receio com os impactos que os eventuais novos casos poderão ter na capacidade de resposta.

Mas, para já, o provedor da Misericórdia local, Luís Alcides, traça “uma situação relativamente calma”.

“Temos condições para separar estes utentes infetados dos outros e, dos quatro colaboradores que estão infetados, dois já acabam o isolamento amanhã. Para já, ainda não sentimos problemas de gestão”, acrescenta.

Mas o dirigente admite estar muito preocupado com a testagem global que será feita amanhã “a todos os colaboradores e utentes que estão ainda negativos” e teme que os resultados possam afetar os serviços nas diferentes valências da instituição.

“Só após esta testagem é que nós iremos efetivamente verificar se vamos ter ou não problemas de colaboradores e isso é um dado que nos aflige muito na medida em que não podemos encerrar as instalações com os colaboradores positivos e temos de continuar a dar assistência aos nossos utentes”, sustenta.

O provedor acrescenta que está por isso “muito preocupado” com o que poderá sair da testagem, mas espera que os resultados não sejam tão devastados para a Santa Casa.

“Mediante os resultados, pode ser catastrófico ou não. Esperamos que não, mas ao mesmo tempo temos de estar preparados para o pior”, conclui.

Ainda em surtos, a Misericórdia de Lamego tem sete casos positivos junto das crianças da creche e ainda cinco funcionários em isolamento, enquanto a Santa Casa de Mangualde tem 35 casos positivos no seu lar.


Incidência de mais de 7.200 casos em Viseu. Mais de 1.000 novos infetados no distrito

Esta quinta-feira (dia 27), a taxa de incidência no concelho de Viseu foi registada em 7.289 casos por 100 mil habitantes.

O número divulgado pelas autoridades municipais reflete o aumento que se tem verificado desde o início do ano, mas as previsões já apontam para um abrandamento nos próximos dias.

Entretanto, na região de Viseu, foram registados mais 1.008 casos confirmados e um novo óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas.

Lamego e Tondela foram os concelhos com mais infeções reportadas: 186 e 179, respetivamente. Tondela também registou o óbito e ainda 587 recuperados, tendo agora 938 casos ativos.

Já Lamego reporta hoje um total de 1.311 infeções em confinamento. Este concelho também registou 69 recuperados.

Tarouca registou 132 casos, tendo hoje 235 ativos, enquanto Nelas teve mais 117 contágios.

Mangualde teve mais 98 casos e ainda atualizou o número de recuperados, sendo que 450 pessoas conseguiram curarem-se do coronavírus nos últimos dias.

Já Carregal do Sal registou 74 contagiados, Moimenta da Beira 60, S. João da Pesqueira 42, Armamar 41, Tabuaço 35, Penalva do Castelo 27, Penedono 12 e Sernancelhe 5.

Desde o início da pandemia, o distrito de Viseu registou pelo menos um total de 50.968 casos, 704 óbitos e 35.901 recuperados. Tem 6.117 casos ativos.

Já no Hospital de Viseu, desde o início de janeiro, já morreram 31 pessoas vítimas da Covid-19, tendo falecido mais dois doentes. Os últimos dados revelam um total de 77 internados. A Casa de Saúde S. Mateus, em Viseu, já suspendeu as visitas aos doentes devido à atual situação epidemiológica.

Entretanto, já foram inoculadas mais de meio milhão de doses da vacina contra o novo coronavírus na região de Viseu Dão Lafões. De acordo com dados da ACES Dão Lafões, até à passada segunda-feira (dia 24), foram administradas 543.552 vacinas.

Já a nível nacional, Portugal registou hoje um novo máximo de casos pelo segundo dia consecutivo, tendo tido mais 65.706 infetados e 41 mortes associadas, como revelou o balanço da Direção-Geral da Saúde.

Entretanto, os testes rápidos de antigénio de uso profissional vão continuar a ser comparticipados em fevereiro, decidiu o Governo.

Segundo o despacho publicado em Diário da República, cada utente poderá fazer quatro testes gratuitos por mês em farmácias, laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas ou outros estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde com registo válido na Entidade Reguladora da Saúde para este efeito.

A portaria vigora até ao dia 28 de fevereiro, sem prejuízo da sua eventual prorrogação.