Geral

21 de 04 de 2021, 15:06

Covid-19

Mais 38 casos em Cinfães. Cerca de 400 pessoas em isolamento

Situação já motivou o fecho de uma escola. Câmara admite consequências na próxima fase do desconfinamento

Cinfães 2020

Voltaram a disparar os números da Covid-19 no concelho de Cinfães. Segundo a Câmara Municipal, 38 pessoas ficaram infetadas durante a última semana no concelho.

A situação já motivou o encerramento do Centro Escolar de Tarouquela, uma decisão tomada pela autoridade de saúde.

Além disso, três turmas do Complexo Escolar de Cinfães e uma da Escola E.B 2,3 de Cinfães foram colocadas em isolamento em casa. A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara, Armando Mourisco, que refere que "tem acontecido surtos, mas para já sem consequências maiores".

Já o diretor do Agrupamento de Escolas Serpa Pinto em Cinfães, Manuel Pereira, disse estar preocupado com esta situação. Mesmo assim, a seu ver, este não é um caso muito grave.

“Tenho três turmas do primeiro ciclo e pré-escolar em casa, porque foram detetados casos em um ou dois alunos por cada turma. E também tenho uma turma do segundo ciclo da E.B 2,3, que por acaso regressa amanhã (quinta-feira) à escola. Estas situações acontecem agora, como aconteceram em setembro e outubro, logo que abrimos as escolas, em que fomos tendo alguns casos todas as semanas”, explica.

Manuel Pereira diz que a diferença está na forma como as autoridades de saúde decidiram colocar os alunos em quarentena. Segundo o diretor, se inicialmente apenas o aluno infetado e mais dois ou três colegas mais próximos eram colocados em casa, agora há turmas inteiras que vão para o isolamento.

“Estamos a manter nas escolas os máximos cuidados e a tentar cumprir todas as regras. Só vamos pedindo às famílias para não baixarem a guarda de modo a continuarem a cumprir as regras. Estou preocupado quanto baste”, remata.

Segundo revelou esta quarta-feira (21 de abril) a Câmara, cerca de 400 pessoas estão agora em isolamento profilático no concelho.

Ainda durante esta tarde, vão ser testadas cerca de 200 pessoas, entre alunos e famílias das escolas que foram afetadas por este novo surgimento da pandemia em Cinfães, nas Piscinas Municipais Descobertas e no Centro Escolar de Tarouquela.

Armando Mourisco admitiu que esta situação trará consequências na próxima fase de desconfinamento.

“Estes números já nos atiram quase para o dobro dos 120 casos por 100 mil habitantes. E já estamos muito perto dos 240 casos. Creio que não iremos a tempo de recuperar para podermos avançar na próxima fase do desconfinamento. E isto leva-me a que, além da preocupação com a saúde, também me tenha de preocupar com a economia porque fizemos um esforço muito preocupante para avançarmos para esta fase. Portanto, ou não avançamos para a próxima fase ou corremos mesmo o risco de regredir”, explicou o autarca.

O presidente da Câmara acrescentou que, só em Cinfães, “foram realizadas nesta última semana centenas de testes por empresas credenciais que laboram no território”.

Na semana passada, o Governo determinou que Cinfães podia avançar para a terceira fase do desconfinamento, que entrou em vigor na segunda-feira (dia 19), porque a sua taxa de incidência diminuiu para menos de 120 casos por 100 mil habitantes.

Desde o início da pandemia, o concelho de Cinfães registou pelo menos 1.735 infetados pela Covid-19. O concelho, na última segunda-feira já apresentava uma taxa de incidência de 240 casos por 100 mil habitantes, bem acima dos 120 casos que marcam agora a linha vermelha para se avançar para o desconfinamento.