Geral

11 de 10 de 2021, 16:56

Cultura

Apresentado livro que revela uma “outra visão” de Tondela

Livro “Caderno de Viagens” foi apresentado no passado fim de semana, propondo uma viagem pelo património do concelho

livro tondela

Foi apresentado no último fim de semana o livro “Caderno de Viagens”, que conta histórias de pessoas e lugares do concelho de Tondela em áreas como a arqueologia, arquitetura, artesanato e gastronomia local, entre outras.

A obra é da autoria da jornalista Sara Figueiredo Costa, que a escreveu em colaboração com o designer gráfico e ilustrador Zé Tavares. O livro foi apresentado no passado sábado (9 de outubro) no Solar de Vilar de Besteiros, em Tondela.

Na apresentação, Sara Figueiredo Costa disse que este livro propõe “uma viagem ou várias viagens a Tondela que nascem com a vontade de dar a conhecer o concelho, sobretudo às pessoas que não vivem cá, que não conhecem e que eventualmente poderão vir cá passear, conhecer”. “Quisemos fazê-lo de uma forma mais pessoal, um pouco mais descontraída e daí termos-lhe chamado Caderno de Viagens”, acrescentou a autora.

Um livro que, segundo a jornalista, resultou de viagens feitas “durante o último ano e meio,” com algumas paragens no meio por causa da pandemia da Covid-19. Para este livro, foram visitados “alguns sítios que já conhecíamos e que sabíamos que são emblemáticos, como a Arquinha da Moura ou as olarias do barro negro de Molelos”.

“Também visitámos sítios desconhecidos onde nunca tínhamos estado. Andámos pelas aldeias da Serra do Caramulo, falámos com pessoas que vivem e trabalham no concelho, escutámos histórias de algumas pessoas mais velhas que nos contaram como era a agricultura e o quotidiano há 20, 30, 40 ou 60 anos”, acrescentou.

Sara Figueiredo Costa acrescentou que o livro reflete não apenas o património material e imaterial de Tondela, mas também do “património humano, das pessoas que aqui vivem e têm memórias de vivências que estão profundamente ligadas e profundamente enraizadas neste território”.

As ilustrações estiveram a cargo de Zé Tavares, que foi desenhando o que via em Tondela, incluindo paisagens, património e pessoas. Além dos relatos das pessoas ouvidas pelos autores, o livro também foi completado por informações retiradas de outros livros dedicados ao concelho e recolhidas junto de outras pessoas.

Segundo Sara Costa, o livro “Caderno de Viagens” pretende ser um mapa de orientação para quem queira descobrir Tondela.

“A ideia é que as pessoas possam andar pelo concelho e reconhecer os sítios que nós descrevemos, mas também encontrar outros sítios, porque de certeza que há imensos outros sítios que não estão registados neste livro. A ideia é que este livro seja um ponto de partida para outras viagens que possam fazer pelo concelho de Tondela”, conta a escritora.

A sessão de lançamento do livro contou com a participação do presidente da Câmara, José António Jesus, e do jornalista Carlos Vaz Marques, que fez a apresentação.