Geral

24 de 09 de 2022, 09:30

Cultura

As relações anónimas na próxima peça da companhia ArDemente

"O Navio Night", um espetáculo baseado na obra de Marguerite Duras, será apresentado em janeiro. Até lá, está em residência artística no Teatro Viriato

Navio Night

Fotógrafo: D.R./Pedro Vieira

Uma relação anónima feita através de uma linha telefónica em tempo da Segunda Guerra Mundial é o fio que está por detrás da história “O Navio Night” da escritora francesa Marguerite Duras e que será agora adaptada pela companhia viseense ArDemente.

O grupo está agora a preparar a futura peça numa residência artística no Teatro Viriato. O espetáculo sobe ao palco no início do próximo ano, a 5 de janeiro, e terá uma sessão acessível, com língua gestual portuguesa e audiodescrição, através de uma parceria com o Dançando com a Diferença.

“O Navio Night” conta a história de duas figuras que estabelecem uma relação anónima através de uma linha telefónica que remonta à ocupação alemã em Paris.

A adaptação da ArDemente desdobra as duas personagens centrais da obra e distribui-as por cinco intérpretes num exercício que pretende ser da “exploração da construção da identidade de cada um/a, individual e em relação ao outro”, dando lugar a novos corpos e novas histórias que abram espaço para novas narrativas mas sem desistir da ideia linear de narrativa.

“Mergulhamos em conceitos complexos da identidade, subdividindo-a. Conceitos esses presentes também na obra, outros que ultrapassam a literatura, conceitos de identidade sexual, identidade sócio-económica, identidade política, identidade de género, identidade racial. A identidade do corpo, a identidade da voz. E a alteridade, o conceito de que a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro”, diz o diretor artístico Roberto Terra.

Após uma primeira residência em maio no Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica no Porto, a ArDemente integra agora o calendário de residências artísticas do Teatro Viriato na programação de 2022/2023.

O espetáculo contará com um elenco composto por Débora Aguiar, Gonçalo Egito, Emanuel Santoz, Rafaela Jacinto e Ricardo Augusto.