Geral

19 de 03 de 2024, 12:46

Cultura

Encontros com escritores, oficinas e homenagens na Semana da Leitura de Lamego

Iniciativa decorre esta semana com o mote "Ler o Mundo para Todos" e tem a organização da Câmara e da rede municipal de bibliotecas

semana da leitura lamego créditos facebook agrupamento de escolas latino coelho

A autarquia e a rede municipal de bibliotecas de Lamego promovem esta semana a iniciativa Semana da Leitura, que tem este ano o mote "Ler o Mundo para Todos". Os organizadores convidam a comunidade local “a incentivar, a partilhar e a experimentar leituras”.

“Será apresentado um vasto programa de atividades, nomeadamente encontros com escritores, oficinas criativas e homenagens musicais no Teatro Ribeiro Conceição. O público escolar terá contacto com escritores, ilustradores e outros palestrantes, para fomentar o gosto pelo livro e pela leitura, num ambiente de diálogo e partilha”, acrescenta a autarquia de Lamego.

A Semana da Leitura começou na segunda-feira (18 de março). Esta terça (dia 19), o escritor Rogério Duarte passou pela Escola Básica de Penude. O Teatro Ribeiro Conceição recebe às 14h00 uma homenagem musical ao poeta Fausto Guedes Teixeira, natural de Lamego.

Na quarta-feira (dia 20), vai haver às 09h45 um encontro com o autor Manuel Sengo na Escola Secundária Latino Coelho.

Os alunos do Colégio de Lamego e do Agrupamento de Escolas da Sé vão poder participar em oficinas criativas do projeto Lamego Cidade Poema às 08h30 e às 10h00, respetivamente. Já a Escola EB 1 de Lamego recebe às 09h30 o escritor Sérgio Paulo Santos.

Na quinta-feira (dia 21), assinala-se o Dia Mundial da Poesia. Manuel Sengo vai estar com os alunos do Agrupamento da Sé às 09h10, José Barroco com os da EB 1 de Lamego às 09h30 e Maria Estela Guedes com os da Escola Superior de Tecnologia e Gestão pelas 14h00. O Agrupamento Latino Coelho vai receber as oficinas criativas a partir das 09h45.

Na sexta-feira (dia 22), José Barroco vai à Escola Básica de Ferreirim às 09h30 e ao Colégio de Lamego pelas 14h00. E a Escola Secundária Latino Coelho vai ter uma “Biblioteca Humana” às 09h45.