Geral

12 de 02 de 2024, 17:47

Cultura

Escritor de Viseu apresenta romance no Luxemburgo

Gabriel Gomes vai estar com o livro “Temporário Eclipse Permanente” na 41.ª Festa da Migração, da Cultura e da Cidadania

gabriel gomes escritor

Fotógrafo: D.R.

O escritor Gabriel Gomes, natural de Viseu, vai estar no Luxemburgo a 24 de fevereiro, para participar na 41.ª Festa da Migração, da Cultura e da Cidadania.

O jovem autor vai apresentar o seu último romance, “Temporário Eclipse Permanente”, lançado no ano passado, tendo sido convidado pela Librairie Pessoa para participar no evento.

A sessão de autógrafos será no dia 24 de fevereiro, pelas 15h00, na Luxexpo The Box em Kirchberg.

Segundo Gabriel Gomes, que é também ator, a obra “Temporário Eclipse Permanente” é inspirada na localidade dos seus avós e retrata uma “pequena aldeia simetricamente dividida” onde a “harmoniosa tensão que se faz sentir é o combustível que mantém os seus habitantes vivos”.

A narrativa desenrola-se em torno do mistério da vida dos seus habitantes e tem como tema central as dicotomias entre o rural e o urbano, a tradição e a modernidade.

Gabriel Gomes, nascido em 1996, licenciou-se em Teatro – Ramo de Atores na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa (2017). Estreou-se como ator em 2010 no Teatro Viriato, em Viseu, tendo sido dirigido em várias encenações de Graeme Pulleyn, Márcio Meirelles e Giacomo Scalisi. Fez também dobragens e coordenou várias oficinas de teatro e de escrita pelo país e no estrangeiro.

Em 2016 fundou a companhia de teatro ArDemente, onde trabalha regularmente como ator-criador.