Geral

24 de 09 de 2021, 12:04

Cultura

Exposição reflete sobre as emoções em tempo de pandemia

Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria, em Carregal do Sal, vai receber a mostra “Enfatizar uma Pandemia” entre 1 de outubro e 30 de novembro

Enfatizar uma Pandemia exposição

A Galeria da Arcada, no Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria, em Carregal do Sal, acolhe a partir de 1 de outubro a exposição de pintura “Enfatizar uma Pandemia” da autoria de João Simões.

A mostra vai ficar patente até 30 de novembro. O pintor, que tem ligações a Carregal do Sal, fez oito pinturas a tinta acrílica, seis esculturas e uma instalação.

Segundo o autor, esta exposição reflete o seu desenvolvimento emocional em tempos de pandemia como o medo, a dúvida, a inocência, a perda e as memórias, além de sentimentos, emoções e expetativas.

A exposição começou a ser preparada em fevereiro do ano passado e as obras foram terminadas em agosto deste ano. O autor da mostra diz que começou a fazer este trabalho “no momento em que recebi a notícia do falecimento de uma amiga e familiar”.

“Enfatizar os trabalhos, mostrar a ingenuidade de quem quer passar a mensagem para que facilmente chegue aos diferentes destinatários, sem que necessariamente tivesse que usar o dramatismo e o realismo da forma e da cor para representar os sentimentos interiores, foi o caminho de comunicação escolhido para esta apresentação”, justificou João Simões.

O pintor nasceu em Caldas da Rainha, em 1965, e viveu durante largos anos em Carregal do Sal, tendo sido professor neste e noutros concelhos vizinhos. Hoje, reside em Lisboa.