Geral

15 de 04 de 2024, 17:03

Cultura

Livro sobre artista de Tondela apresentado esta sexta-feira no Porto

Pedro de Figueiredo, natural de Tondela, é a figura central da monografia "Exemplaris", que será apresentada na Universidade do Porto. Trabalho foi uma investigação de Lurdes Pinto

pedro de figueiredo créditos câmara de tondela

O artista Pedro de Figueiredo, natural de Tondela, é a figura central de um livro que vai ser apresentado esta sexta-feira (19 de abril) na Universidade do Porto.

A monografia “Exemplaris – Pedro de Figueiredo” resultou de uma investigação de Lurdes Pinto, funcionária da Câmara de Tondela, e resume a vida e obra do autor que pertenceu à primeira geração de artistas modernos em Portugal.

Formado no Porto e em Paris, Pedro de Figueiredo fez vários trabalhos ao longo da sua carreira, tendo projetado dezenas de composições azulejares, entre elas o painel de azulejos patente na entrada dos Paços do Concelho de Tondela.

A monografia, explica Lurdes Pinto nas notas introdutórias do livro, “pretende dar a conhecer o homem, o exemplar docente e o axiomático artista autor de um inestimável património espelhado em palacetes, casas particulares, edifícios públicos, coleções individuais e espaços museológicos, mas, acima de tudo, tem como primordial e final objetivo a preservação e proteção do seu legado artístico”.

Na apresentação, serão expostos alguns dos painéis e frisos de azulejos assinados pelo artista para o histórico Laboratório Médico Professor Alberto d’Aguiar e que são atualmente património da Universidade do Porto.

Além da publicação, o trabalho de investigação de Lurdes Pinto resultou numa exposição que esteve patente nos meses de maio e junho de 2023 no Museu Municipal Terras de Besteiros, em Tondela.

A mostra reuniu mais de duas dezenas de criações do artista que foram cedidas por familiares do pintor e instituições museológicas como o Museu Soares dos Reis no Porto, o Museu do Abade de Baçal em Bragança, o Museu Municipal de Ovar e o Museu Santos Rocha na Figueira da Foz.

Pedro de Figueiredo nasceu em 1880 em Tondela, na então freguesia de Santa Maria, e faleceu em 1972, no Porto. Foi artista e pedagogo nas escolas artísticas e industriais do Porto, onde também frequentou a Escola Técnica e Industrial e a Academia Portuense de Belas Artes. Como aluno laureado, estudou croquis (técnica básica de desenho) na Academie de La Grande Chaumiére, em Paris.

A monografia será apresentada no Laboratório Ferreira da Silva, que comemora 100 anos e fica no Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. A cerimónia de apresentação da obra está marcada para as 18h00.