Geral

20 de 07 de 2022, 11:57

Cultura

Mia Couto e José Eduardo Agualusa 'em cena' no Teatro Viriato

Teatro recebe na próxima quarta-feira a peça de teatro “Chovem Amores na Rua do Matador”

Chovem Amores na Rua do Matador

Fotógrafo: D.R.

O Teatro Viriato, em Viseu, recebe na próxima quarta-feira (27 de julho) a peça de teatro “Chovem Amores na Rua do Matador”, baseada num texto dos escritores Mia Couto e José Eduardo Agualusa.

O espetáculo, que tem o apoio da Câmara de Viseu e do Grupo Visabeira, sobe ao palco às 21h00 e reflete sobre o conflito “entre um Moçambique periurbano, que hesita entre um lastro de tradições e práticas ancestrais cristalizadas nas mentalidades masculinas dominantes, e um país novo, de demografia galopante, prenhe de jovens que, a cada dia, se revêm menos nas estruturas culturais herdadas e nas práticas sociais que elas impõem”.

O conflito entre Baltazar Fortuna e as suas mulheres, Mariana Chubichuba, Judite Malimali e Ermelinda Feitinha, “leva à morte de um desequilíbrio social, onde o lugar que cabe às mulheres e aos homens é vigorosamente questionado e resolvido em cada opção, em cada atitude, em cada gesto do presente”, acrescentam os promotores do espetáculo que já foi estreado em Maputo, a capital de Moçambique.

O espetáculo é uma coprodução da Fundação Fernando Leite Couto e da Universidade Eduardo Mondlane, numa encenação de Clotilde Guirrugo e Vítor Gonçalves.

O elenco conta com nomes como Angelina Chavango, Horácio Guiamba, Joana Mbalango, Josefina Massango e Violeta Mbilane. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Viriato.

A peça está neste mês de julho em digressão por várias cidades portuguesas.