Geral

06 de 09 de 2021, 14:42

Cultura

Museu de Lamego vai entrar em obras

Investimento é superior a um milhão de euros. Objetivo passa por melhorar a acessibilidade do espaço museológico

museu de lamego assinatura obra 09 2021

O Museu de Lamego vai sofrer obras de reabilitação, num investimento superior a um milhão de euros.

A intervenção foi entregue ao empreiteiro esta segunda-feira (6 de setembro). Em comunicado, o museu esclarece que os trabalhos vão consistir na reabilitação dos telhados e dos vãos exteriores e na instalação de um elevador no interior do edifício.

O projeto “Museu de Lamego. Museu para todos” assume como principal objetivo “melhorar as condições de acessibilidade do museu, por forma a reforçar a sua vocação pública e melhorar a experiência cultural e educativa de um público cada vez mais vasto e abrangente, transformando-o num espaço inclusivo”.

O Museu de Lamego refere que, com esta obra, vai melhorar as acessibilidades física e comunicacional do espaço “de modo a adequar o museu às diferentes necessidades e interesses da diversidade de públicos”.

Os trabalhos vão contemplar a instalação de um elevador “que permita a visita completa à exposição permanente do museu a visitantes com dificuldades de locomoção”, já que grande parte das obras em exposição, incluindo 11 dos 18 tesouros nacionais do museu, se encontram no piso superior.

Além disso, também está prevista “uma intervenção completa na cobertura e vãos do edifício, dotando o espaço de condições de conforto e acolhimento de visitantes”.

Segundo o Museu de Lamego, os trabalhos compreendem ainda “o restauro do teto pintado da capela privada da antiga residência episcopal, onde o museu se encontra instalado, o que irá permitir o alargamento da área expositiva a um espaço axial para uma adequada interpretação do edifício”.

Será ainda implementado um novo plano de comunicação “ancorado numa programação com propostas vocacionadas para o desenvolvimento de novas ferramentas para que visitantes e usuários disponham de facilidades e acessibilidades que lhes permitam melhor desfrutar da visita ao museu”.

O investimento global é de 1.007.654,40 euros.