Geral

25 de 09 de 2021, 15:02

Cultura

Outubro começa com teatro, exposições e concertos na ACERT

Agenda do próximo mês abre a 2 de outubro

acert tondela

A Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) destacou este sábado (25 de setembro) a programação para o mês de outubro. A estação do ano muda e a normalidade também começa a chegar ao espaço cultural.

Já no próximo dia 2 de outubro, a música dos Entre Paredes vai fazer-se ouvir pelas 21h45. É um “diálogo” com o legado do músico de Coimbra, Carlos Paredes, que, muitas vezes, flutua entre o Jazz, o Fado, a Canção e o Fado de Coimbra.

A 8 de outubro, também pelas 21h45, a peça de teatro “Anjo”, uma encenação de Angel Fragua, vai subir ao palco da ACERT, onde se falará de uma rapariga da Síria que, depois de ser capturada pelo ISIS e ser feita escrava sexual, consegue integrar-se ao YPJ - Unidades Femininas de Proteção. Segundo a associação cultural, trata-se de um enredo que irá estabelecer uma grande proximidade com o público.

No dia seguinte, a 9 de outubro, às 11h00, vai ser apresentada a peça “Cavalo Marinho”, de Madalena Vitorino, “uma canção que dança, que convida, puxa, suga todas as crianças para dentro de um aquário, uma casa sem tecto”, adianta a ACERT na programação. A apresentação destina-se a crianças com mais de três anos.

Para o dia 15 de outubro, pelas 21h45, a ACERT propõe a apresentação de um projeto – desumanização “Era uma vez um homem”, uma encenação de Pedro Silva, criada a partir do texto “Era uma Vez um Homem”, de João Nuno Azambuja.

E a 22 de outubro, o Futebol chega Teatro Regional da Serra de Montemuro, a partir do livro “História Natural do Futebol” de Álvaro Magalhães. Às 21h45, começará um diálogo entre o jogo teatral e a "ludicidade" de um desporto de massas. "De um lado, pela equipa do Vale, Né Fintas e Zé Passinhos assumem a teatralidade titular. Do outro, Ed Cabeçadas e Bel Pontapé em representação da equipa da Serra”, revela a ACERT.

Logo a seguir, a 23 de outubro, o Museu do Falso será inaugurado e ficará em exposição até ao fim do mês na Galeria ACERT. A regressar a Tondela, o museu vai reacender as luzes do seu Núcleo de Besteiros, iniciado em 2015.

Também a exposição “Instrumentos de Lentidão”, da autoria de José Paiva, irá ficar patente até 20 de outubro.

O mês de outubro irá terminar com rock dos já clássicos Peste & Sida, às 21h45 do dia 23. Vão ouvir-se temas como “A verdadeira história de Alcides Pinto”, “Orgia paroquial”, “Veneno” ou “Sol da Caparica”, entre outros, nas vozes de João San Payo, João Alves e Sandro Oliveira.

Para mais informações consulte o site da ACERT.