Geral

27 de 03 de 2024, 11:32

Cultura

Palestra, leitura de cartas e curtas performativas marcam Dia do Teatro em Viseu

Dia Mundial do Teatro assinala-se esta quarta-feira. Veja algumas das propostas reservadas para a efeméride na região

Peça de Teatro o Dolo

Fotógrafo: Igor Ferreira

Esta quarta-feira (27 de março), assinala-se o Dia Mundial do Teatro com algumas atividades na região de Viseu. O Teatro Viriato recebe hoje o encenador Jorge Fraga, que vai falar sobre a peça “Dolo”, encenada no ano passado e coproduzida pelo espaço cultural.

Jorge Fraga vai estar numa masterclass marcada para as 21h00 e onde irá partilhar com o público histórias dos bastidores e de desenvolvimento do espetáculo, além de momentos de criação entre o autor e os intérpretes.

A peça “Dolo” recordou o crime da Poça das Feiticeiras, ocorrido há quase 100 anos, recorrendo às declarações prestadas em julgamento, às memórias populares e à fabulação ficcional para contar o enredo, lembrando “uma das mais estimulantes e misteriosas ocorrências recentes do imaginário viseense”, sublinha o Teatro Viriato.

Também em Viseu, a Quinta da Cruz recebe às 16h00 uma leitura de cartas ficcionadas do Museu do Falso, que vai apresentar o Núcleo +351 e o Catálogo Intergeracional. E o ator Ruy de Carvalho vai ser homenageado com uma exposição na Casa da Ribeira que retrata a sua vida e carreira.

Já a companhia Cem Palcos vai comemorar a data com o lançamento de vídeos dos espetáculos apresentados no ciclo Nove: Novos Tempos, Novas Dramaturgias, até domingo (dia 31).

São apresentadas as performances "#SomosTodosSemAbrigo", com dramaturgia de Sandra Pinheiro e interpretação de Ricardo Augusto; "Ode à Deriva", com Ricardo Cabaça na dramaturgia e o cineasta Leandro Valente na criação e interpretação; "9 Infernos", escrito por Mônica Santana, natural do Brasil, e interpretada pela bailarina Leonor Keil e "Outras Mentes", com o cabo-verdiano Caplan Neves na dramaturgia e o músico viseense Gongori (Gonçalo Alegre) na criação.

No concelho de Castro Daire, o Centro Municipal de Cultura recebe às 21h00 de hoje a peça de marionetas "A Caixa de Nove Lados". O espetáculo encenado pela companhia Historioscópio tem entrada gratuita, sendo que os bilhetes devem ser levantados na Biblioteca Municipal.

E, em Lamego, o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica recebe o Grupo de Teatro Aldeia Verde de Lazarim, que organiza esta tarde uma oficina de teatro com jogos e brincadeiras teatrais. Também se vai realizar a atividade "O Caça às Máscaras e Ovos da Páscoa".

O Dia Mundial do Teatro foi celebrado pela primeira vez em 1962.