Diogo Paredes

22 de 02 de 2024, 14:00

Cultura

Short/age encerra temporada com uma última sessão este sábado

A sessão conta com o lançamento de dois volumes dos Novos Argumentos e são apresentados dois filmes de animação de Mónica Santos

Sessão de curtas-metragens Short/Age

Fotógrafo: Daniel Monteiro

A terceira temporada do short/age termina este sábado com a apresentação de dois filmes de animação e o lançamento de dois livros. A sessão está marcada para dia 24 de fevereiro, com início às 21h30, no Polo I do Círculo de Criação Contemporânea de Viseu.

A sessão conta com a presença da realizadora Mónica Santos, responsável por “O Casaco Rosa” e “Amélia e Duarte”, as duas curtas-metragens que são exibidas nesta última sessão. No primeiro filme, os espetadores são guiados “através do relacionamento de um casal que se separou e em que ambos estão a tentar lidar com os sentimentos que resultam do final de uma relação”, explicou o organizador do short/age, Luís Belo. Já o segundo filme trata-se de um “musical político sobre Rosa Casaco, inspetor da polícia durante o regime fascista português”, recorrendo esta obra a uma alegoria que traz à luz alguns dos acontecimentos em torno desta figura.

Este sábado são igualmente apresentados dois volumes de Novos Argumentos – os volumes dois e três – contando cada um com os oito melhores argumentos de cada edição do short/age. Alguns dos autores dos argumentos premiados e guardados nos livros marcarão também presença na sessão de sábado.