Geral

29 de 07 de 2021, 12:05

Cultura

Vouzela integra projeto cultural que junta parques naturais da região Centro

Iniciativa começa sexta-feira no Parque Natural Vouga Caramulo e também em mais nove áreas classificadas da região Centro que integram a rede iNature

parque natural vouga caramulo vouzela 1

O concelho de Vouzela vai integrar o projeto Mapas Natureza, que arranca esta sexta-feira (30 de julho), um “projeto de ativação cultural” que visa tirar partido das áreas classificadas ligadas à natureza.

Esta iniciativa vai decorrer no Parque Natural Vouga Caramulo e também em mais nove áreas classificadas da região Centro que integram a rede iNature.

“Nós vamos fazer uma série de iniciativas que estão programadas entre 30 de julho e 17 de outubro, de modo a valorizar estes territórios”, refere Rui Ladeira, presidente da Câmara de Vouzela.

O autarca carateriza a programação que o Mapas Natureza apresenta como “multidisciplinar” incluindo “concertos, criações colaborativas, instalações, pequenos documentários, caminhadas e outras atividades para promover o património natural e cultural associado”.

Rui Ladeira acredita que este projeto pode fazer atrair mais turistas para valorizar o território. “Tudo o que tenha a ver com a valorização do interior é do que há de melhor e que pode ser usufruído não só nestes momentos estruturados”, afirmou acrescentando que o projeto quer incentivar os turistas a conhecerem as outras regiões onde o Mapas Natureza irá decorrer.

“É também uma forma de, quando se dá a conhecer e as pessoas terem a primeira experiência, poderem ir a qualquer uma das regiões porque têm outros produtos não só na parte natural, mas também na parte patrimonial e gastronómica. E é isso o que queremos dar a conhecer com uma programação cultural estruturada”, disse.

O projeto junta também os parques naturais de Sicó/Alvaiázere, Estrela Geopark, Lousã, Gardunha, Aire e Candeeiros, Malcata, Açor, Vale do Côa e Geopark Naturtejo, envolvendo um total de 12 concelhos da zona Centro. As iniciativas vão decorrer ao ar livre com as regras de segurança face à Covid-19.