Geral

16 de 03 de 2023, 11:32

Desporto

Ciclismo: Castro Daire recebe Campeonato Nacional de XCM

Autarquia anunciou calendário de provas para este ano

btt castro daire montemuro generico

Fotógrafo: Facebook/Castro Daire - Um Município Amigo do Desporto

A Câmara de Castro Daire anunciou o calendário de provas de ciclismo que vão passar este ano pelo concelho.

O Campeonato Nacional de XCM chega ao município no dia 7 de maio, onde são esperados centenas de ciclistas que irão percorrer os trilhos da Serra de Montemuro e do Vale do Paiva. O Centro de Cycling Portugal Montemuro e Paiva conta com cerca de 300 quilómetros em sete percursos para a prática da modalidade, seja na vertente competitiva ou de lazer.

Este será o principal evento do calendário de ciclismo de Castro Daire, que arranca a 22 de abril com um encontro de escolas de BTT.

Em comunicado, o município referiu que o concelho irá receber ao longo de 2023 “alguns dos grandes eventos nacionais da Federação Portuguesa de Ciclismo”.

Também o downhill integra as propostas, através de duas provas do calendário regional, o Downhill Urbano a 3 de setembro e o Downhill de Almofala, em contexto de natureza, a 15 de outubro.

A Câmara de Castro Daire refere que, para valorizar e dinamizar a Serra de Montemuro e o rio Paiva, foram sendo criadas estratégias de desenvolvimento e promoção “tendo em vista a atratividade” do território local. No concelho foram certificados e homologados cerca de 500 quilómetros de rotas e percursos.